A administração do Arquipélago de Fernando de Noronha inaugurou, nesta quarta-feira(4), a primeira biblioteca comunitária. Chamada de "Cantos de Leitura", a unidade sustentável está localizada na Vila da Torre. O projeto foi desenvolvido pela Ball Corporation, que irá distribuir 1.200 livros novos para os estudantes da ilha.
A expectativa é que cerca de 250 aluno de um a cinco anos de idade sejam beneficiados com os livros e com o espaço oferecido pelo projeto. A intenção é que as crianças possam levar as informações sustentáveis para dentro de suas casas e assim comecem a mudar os hábitos de todos, visando uma sequência para o planeta de uma forma sustentável.
Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, denominada de "Retratos da leitura no Brasil”, o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, um número que assusta a todos, principalmente pelo fato de o Brasil ser um país literário. Outro dado assustador que a pesquisa trás é a porcentagem de brasileiros que fazem uma leitura regular, são apenas 52%, pouco mais da metade da população.