Fernando de Noronha ganha biblioteca comunitária com foco nas crianças

Espaço contará com acervo de 1.200 livros novos que serão disponibilizados aos estudantes de Noronha
Thalis Araújo
Publicado em 04/11/2020 às 23:20
Espaço foi inaugurado nesta quarta (04) Foto: ADRIANO CHOQUE


Com o objetivo de incentivar a leitura e acreditando sempre na educação ambiental como esperança para o futuro, Fernando de Noronha ganhou sua primeira biblioteca comunitária com foco nas crianças, a Cantos de Leitura, que foi inaugurada nesta quarta-feira (04).

Localizada na Vila da Torre, o novo espaço de leitura, que faz parte de uma série de ações da Ball Corporation, de comprometimento com o futuro do planeta, conta com um acervo de cerca de 1.200 livros novos que serão disponibilizados aos estudantes da ilha.

Veja as imagens

A inauguração do espaço aconteceu logo após a retomada das aulas na região e a cerimônia de abertura seguiu todos os protocolos de segurança sanitária contra o novo coronavírus, e contou com a participação da Superintendência de Educação, da Gestão da creche, de representantes do projeto Mãe Coruja, Rede Educare e Ball Corporation.

O espaço vai beneficiar cerca de 250 alunos de até cinco anos de idade, sendo esse um passo importante para que crianças e educadores tenham acesso a um acervo diversificado e atual, reduzindo a distância entre livros e leitores.

A diretora de comunicação da Ball América do Sul, Thais Moraes, conta sobre a importância do mais novo espaço de leitura de Noronha. “Quando Fernando de Noronha adotou essa mentalidade de crescer cada vez mais como um paraíso sustentável, a gente comemorou muito. E nada melhor do que ajudar a formar melhores cidadãos, estimular o hábito da leitura, a vontade do conhecimento, para investir nessa sustentabilidade. Que vocês, educadores e comunidade escolar, possam ter certeza de que a Ball quis fazer o melhor aqui neste espaço.”

Confira o vídeo

Além do espaço colorido e amigável, esse projeto propõe a formação e acompanhamento de mediadores de leitura – profissionais que contarão histórias para os estudantes.

Hábito da leitura no Brasil

A importância dessa iniciativa é ainda mais latente diante do cenário brasileiro. De acordo com a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. Os dados ainda apontam que apenas 52% dos brasileiros, pouco mais da metade da população, têm o hábito de ler.

A 13ª biblioteca inaugurada pela Ball chega à ilha respeitando protocolos de cuidados com a saúde em combate à covid-19. A sala estará aberta apenas para crianças que estejam em aulas e a entrada só é permitida com aferição de temperatura, aplicação de álcool em gel e uso de máscaras.

Além da doação de livros e ambientação do local, o espaço contará com uma capacitação para os 71 funcionários da Instituição de Educação Infantil Bem me Quer, que abordará os caminhos para a formação de leitores e orientações sobre melhor utilização do Cantos de Leitura.

A inauguração faz parte de uma série de iniciativas que a Ball vem realizando em Fernando de Noronha em prol da comunidade local, voltadas para a construção de um ambiente mais sustentável.

“Sabemos que a leitura transformará a vida dessas crianças e que, por consequência, elas levarão esse hábito também para seus familiares, formando uma grande rede de cidadãos mais críticos, informados e cada vez mais engajados com o futuro do nosso planeta”, acrescenta Thaís Moraes.

Investindo na educação e na cultura, o Cantos de Leitura contribui com comunidades para a geração de novos leitores e criação de um espaço para socialização; e faz dos livros uma ponte para possibilitar que seus leitores vejam o mundo de uma nova forma.

TAGS
pernambuco Fernando de Noronha Educação
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory