O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) lançou editais para o processo seletivo 2021 de cursos técnicos presenciais e à distância da instituição. Divulgados nessa segunda-feira (9), os documentos oferecem 2.070 vagas nas modalidades: integrado ao ensino médio, subsequente ao ensino médio, proeja e proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). Cursos serão ofertados nos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro Serra Talhada e Ouricuri.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 9 de novembro e 20 de dezembro, exclusivamente pela internet. A seleção será feita através de análise de histórico escolar. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve anexar a ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental ou a ficha 19, para educandos do Nível Médio e inserir as notas, exigidas no edital.
>> Edital da modalidade “Ensino Médio Integrado” (Edital 43/2020)
>> Edital da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (Edital 44/2020)
>> Edital da modalidade “Proeja e Proeja FIC” (Edital 45/2020)
Caso o candidato não tenha acesso ao histórico escolar ou documento equivalente para realizar a inscrição, poderá utilizar uma declaração emitida pela escola, seguindo o modelo disponibilizado pelo IF Sertão-PE nos editais do Processo Seletivo. A declaração deve constar as informações pessoas e notas necessárias para a inscrição, além de estar assinada e carimbada pelo responsável pela escola.
No caso de declarações incompletas, a inscrição será indeferida.
Metade do total de vagas é reservada para candidatos egressos de escolas públicas, sendo 50% reservadas para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e 50% para egressos de escola pública independente de renda. Dentro desses percentuais, também serão reservadas vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência.
Inscrições: de 09 de novembro a 20 de dezembro.
Publicação da lista preliminar de candidatos inscritos: 22 de dezembro.
Recursos às inscrições não homologadas: 23 e 24 de dezembro.
Resultado da análise das contestações: 29 de dezembro.
Resultado preliminar da seleção: 27 de janeiro de 2021.
Apresentação de recursos: 28 e 29 de janeiro de 2021.
Resultado final: 04 de fevereiro de 2021.
Outras informações, como cronograma completo, orientações sobre documentação e demais dados estão disponíveis nos editais (acima). Caso o candidato tenha dúvidas, poderá enviar um e-mail para selecao@ifsertao-pe.edu.br, ou procurar o IF Sertão-PE nas redes sociais.
A modalidade “Integrado ao Ensino Médio” é voltada para os concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa categoria, são oferecidas vagas para os seguintes cursos: Química, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Agropecuária e Logística. Os candidatos que se inscreverem para a modalidade devem inserir as médias de Português, Matemática, História e Geografia dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
Para a modalidade “Subsequente ao Ensino Médio”, destinada a quem já concluiu o Ensino Médio, são oferecidas oportunidades para os cursos de Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (EAD), Agricultura, Zootecnia, Agroindústria, Agropecuária, Informática, Logística e Refrigeração e Climatização. Já os candidatos às vagas da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” devem apresentar as médias de Português e Matemática dos 1º e 2º anos do Ensino Médio ou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio.
O Proeja e Proeja FIC é voltado para quem concluiu ou está concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem, no mínimo, 18 anos nada data da matrícula. Para esta modalidade são oferecidos os seguintes cursos: Mestre de Obras, Eletricista Predial, Operador de Computador, Edificações, Administração, Operador de Processamentos de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico Agropecuária. No caso dos candidatos às vagas Proeja e Proeja FIC, deverão ser inseridas as notas Português e Matemática dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II ou 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente.
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) retomaram a parceria educacional. Além da participação dos socioeducandos no curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária, os adolescentes em internação após a prática de atos infracionais também poderão ser matriculados em outros cursos da instituição de ensino, como qualquer aluno regular. Medida visa diversificar as oportunidades de qualificação profissional.
A parceria existe desde 2013 e já beneficiou mais de 200 adolescentes e jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina, unidade de internação da Funase no município. Segundo a gestão local, essa iniciativa conjunta possibilitou a formação de socioeducandos que, hoje, atuam no ramo agropecuário em estados como Santa Catarina e Goiás.