Logo cedo, às 5h30 desta quarta-feira (11), chegavam os primeiros carros ao Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. O intenso movimento é causado pelo primeiro dia de funcionamento do quinto centro de testagem para covid-19 de Pernambuco, que teve horário de abertura anunciado para as 8h. Nesse horário, no entanto, as filas, de veículos e pedestres, já impressionavam, mas os testes só começaram a ser feitos às 8h50.
Por nota, a Secretaria de Saúde do Estado explicou que atribuiu o atraso a problemas logísticos, motivados pela compra de novas geladeiras que precisavam de tempo para chegar à temperatura ideal. A pasta informou, ainda que nenhum teste foi perdido.
Em entrevista, a secretária-executiva da Secretaria Estadual de Saúde, Ricarda Samara, informou que o problema não deve se repetir. "Ficou acordado que logo cedo [os testes] iriam chegar, mas houve um problema na vinda, e a gente está tentando agilizar, mas todos os dias os testes já vão estar aqui de manhã, isso é coisa de primeiro dia de atendimento, que a gente vai superar", garante.
O atendimento é feito de domingo a domingo, das 8h às 17h. Por dia, serão entregues quinhentas fichas, tanto para quem estiver nos veículos, quanto para os pedestres, que têm atendimento em área reservada.
O espaço foi dividido para pessoas sintomáticas e assintomáticas. Quem não apresenta sintomas deve realizar o teste rápido, feito através da coleta de sangue no dedo, que tem resultado entregue no prazo de dez a vinte minutos. Já quem está com sintomas entre três e dez dias faz o exame RT-PCR, em que é coletado material do nariz, e tem resultado é entregue por e-mail ou de forma presencial no prazo mínimo de três dias.
O teste necessário será determinado por triagem feita no local. "Eles vão passar por uma triagem e, se for [necessário o teste] RT-PCR, vão ser encaminhados para um determinado circuito, onde há mais carros, e, [se for] teste rápido, vão para outro circuito, que é mais rápido, onde tem um local de estacionamento, e já saem daqui com o resultado" explica a secretária.
A doméstica Lindaci de Souza foi uma das pessoas que apresentou os sintomas, e foi fazer o teste andando. “Eu senti dor de cabeça, tive febre, estava tossindo e gripada, aí eu vim", contou. Já o bancário Augusto Felipe foi o primeiro a entrar com o carro, mas teve que aguardar 40 minutos para fazer o exame. “Eu cheguei às 5h30 da manhã, só tinha eu e mais um carro. Estou com gripe, nariz entupido e coriza”, contou.
O espaço no Geraldão foi montado com o intuito de desafogar a demanda do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), localizado em Olinda, que tem registrado longa espera nos últimos dias. Primeiro centro montado pelo Governo do Estado, ele realiza 400 exames diários. Além dele, há outro instalado no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, com capacidade para 300 acolhimentos. Ambos não necessitam de agendamento prévio. O centro de testagem do Geraldão funcionará neste mesmo esquema, atendendo a população de forma espontânea.
Profissionais da educação e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, podem realizar testagem na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, Zona Oeste do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para utilizar o serviço é preciso realizar agendamento pelo Atende em Casa, que contempla 146 cidades pernambucanas. O Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife, também realiza testes mediante agendamento.
Para fazer a testagem nesses locais é necessário fazer agendamento por meio do aplicativo atende em casa.
O município de Camaragibe iniciou uma ação de testagem no Parque Maria Amazonas, localizado na entrada do município. Trata-se de testes rápidos e qualquer pessoa adulta, apresentando sintomas ou não, pode se dirigir ao local portando documento de identificação para fazer o teste.
Segundo a prefeitura, serão ofertados cerca de 200 testes nesta ação e não há horário previsto para encerramento da ação. A prefeitura não informou qual será o procedimento adotado para possíveis diagnósticos positivos.
Os moradores de Jaboatão dos Guararapes podem encontrar os testes gratuitamente em três policlínicas w 16 Unidades de Saúde da Família (USF), mas também é preciso agendar antes. O agendamento deve ser feito por meio do número 99975-1640, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
As policlínicas Manoel Calheiros, em Prazeres, Carneiro Lins, no Curado e Mariinha Melo, em Vila Rica, realizam o teste do tipo RT-PCR para pessoas com sintomas ou que irão se submeter a procedimentos cirúrgicos. Nas USF e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estão disponíveis os testes rápidos para pessoas que tiveram sintomas e que cumpriram a quarentena.
O município de Ipojuca está realizando testagens do tipo RT-PCR. Para fazer o teste, é necessário entrar em contato com o Plantão Coronavírus, números disponibilizados pelo município para uma espécie de triagem. O cidadão deve ligar para o 99467-8194 (também disponível pelo WhatsApp) ou 0800 281 5161, que funciona todos os dias das 7h às 19h, e agendar o teste que é feito no Laboratório Municipal de Ipojuca, no centro da cidade.