Com informações da Rádio Jornal
Os passageiros que desembarcam na estação Afogados de metrô e utilizam os ônibus do terminal integrado, localizado na Zona Oeste do Recife, deverão acessar os veículos pela porta da frente e usar o cartão Vem, a partir deste sábado. É a segunda etapa da integração temporal. Na prática, o passageiro pode usar o ônibus e o metrô, por sentido de viagem, pagando apenas uma tarifa.
O detalhe é que o tipo de conexão exclusiva com os cartões Vem, sem que haja um novo desconto nos créditos existentes, é permitido apenas no intervalo de duas horas.
Em Afogados, a modalidade de acesso ao serviço de transporte já é uma realidade nas linhas PE-15/Afogados e T.I Aeroporto/T.I Afogados, no sentido ônibus/metrô. O que vai acontecer amanhã é a implementação do funcionamento pleno da integração temporal na estação.
>> TI Xambá, em Olinda, passa a ter integração temporal; saiba como funciona
O coordenador de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, Mário Sérgio Cornélio, explica a operação. “Na primeira fase, em 31 de outubro passado, a integração temporal ocorreu no sentido ônibus/metrô, quando o usuário começou a passar o cartão Vem pela segunda vez na linha de bloqueio do próprio metrô.”
“Agora, se dará a fase plena. Ou seja, o usuário vindo do metrô ou de uma das duas linhas de ônibus do T.I Afogados, ao acessar o outro ônibus, deverá embarcar pela porta da frente, passar o cartão Vem no validador e atravessar a catraca sem a cobrança de uma nova tarifa, desde que seja feito no intervalo de até duas horas”, complementa.
De acordo com o Grande Recife, os cartões Vem Comum estão sendo distribuídos gratuitamente no local por equipes do consórcio, mediante cadastro. Para ter os cartões, é necessário que o usuário apresente um documento oficial com foto que comprove CPF, nome completo, nome da mãe e a data de nascimento.