Olinda inaugura novo centro de testagem para a covid-19 nesta segunda-feira (7); saiba como agendar exames

Local irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, como uma extensão da Policlínica João Barros Barreto
JC
Publicado em 07/12/2020 às 10:13
Novo local contará com dois tipos de testes: o rápido e o RT-PCR Foto: THIAGO BUNZEN/PMO


Com informações de Léo Baltar, da Rádio Jornal

Um novo centro de testagem municipal para a covid-19 foi inaugurado nesta segunda-feira (7) em Olinda, no Grande Recife. O local irá funcionar na antiga sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por trás da Secretaria da Fazenda e da Administração da cidade, no bairro do Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde de Olinda, Rosely Chaves, o novo centro será uma extensão da Policlínica João Barros Barreto, que já abriga um centro municipal de testagem da covid-19. "O novo centro irá funcionar como uma descentralização da Policlínica, em que os médicos atenderão lá e aqui serão feitas apenas testagens", explicou.

Para ser atendido no novo local, que contará com dois tipos de testes: o rápido e o RT-PCR, mais conhecido como do cotonete, é necessário que o interessado passe por um médico da Policlínica ou compareça ao local com uma requisição médica. Ao todo, serão oferecidos 50 testes rápidos por dia e 100 do tipo RT-PCR. Nesta segunda-feira de inauguração, foram feitos, ao todo, 50 testes até a publicação desta matéria.

"Quem fizer o teste rápido receberá o resultado logo após o procedimento, já quem fizer o do tipo RT-PCR terá que esperar um intervalo do terceiro ao sétimo dia para pegar o resultado no local, a partir das 15h", declarou a secretária. 

De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Olinda, na última quinta-feira (3), o município tinha, até aquela data, 7.516 casos confirmados do novo coronavírus e 534 vidas perdidas em decorrência da covid-19.

Testagens oferecidas pelo Estado de Pernambuco

Além das secretarias de Saúde municipais ofertarem testes para moradores das respectivas cidades, Pernambuco conta com cinco centros avançados de testagem para o novo coronavírus, que atendem pessoas com sintomas sugestivos da doença, além dos contatos com casos confirmados, independente de apresentarem sintomas.

Esses locais ficam no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda; no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife; no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), no bairro do Curado, na Zona Oeste da capital Pernambucana; no Geraldão, localizado na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife; e na sede da Secretaria de Educação e Esportes, na Várzea, na Zona Oeste do Recife. Este último é exclusivo para os profissionais da educação e seus contatos no ambiente domiciliar e laboral.

As testagens no Ceasa são feitas de segunda a sexta, das 7h às 15h, sem que haja a necessidade de marcação. No Cecon e no Geraldão, também não há necessidade de agendamento e testes podem ser feitos das 8h até a capacidade de 400 e 500 exames, respectivamente, em todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo. Já no Cefospe, a marcação é via Atende em Casa. Na Secretaria de Educação, os testes são feitos de segunda a sexta, com marcação também pelo Atende em Casa.

Segundo os dados do governo de Pernambuco, foram feitos 7.911 testes no dia 4 de dezembro, sendo 1.897 testes RT-PCR feitos na rede pública, 2.664 (rede pública e privada) e 3.350 na rede privada.

TAGS
pernambuco coronavírus covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory