Com aumento nos números da covid-19 no Estado, o governo de Pernambuco realizou um pronunciamento na tarde desta segunda-feira (7), por meio do youtube. O secretário de Saúde do Estado, André Longo, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, anunciaram um novo decreto proibindo festas e shows, independente do número de pessoas, a partir desta terça-feira (08), inclusive no Natal e no Ano Novo.
"Com base no atual momento epidemiológico, estamos proibindo a realização de shows e festas de Natal e Réveillon, incluindo os realizados em espaços públicos, condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso", afirmou Longo.
Com a confirmação de 746 novos casos de covid-19, nesta sexta, Pernambuco mantém a tendência de alta no número de infecções da doença. Os dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apontam que 27 casos, o equivalente a 3,6% do total, são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto os outros 719, 96,4% do todo, são de casos leves.
Este é o 10º dia consecutivo em que a média móvel de confirmações do Estado ultrapassa a linha de 15%. Nesta segunda, o aumento apresentado em comparação a quatorze dias atrás, tempo médio de incubação do vírus, foi de 73%. O número de novas notificações passaram de 428, no dia 23 de novembro, para 746. Com o novo balanço, Pernambuco totaliza 191.161 confirmações da doença, sendo 28.303 graves e 162.858 leves.