Após anunciar a proibição de comércio, toldos, cadeiras e mesas na praia e no calçadão durante o ano novo, a Prefeitura de Olinda anunciou que a fiscalização da orla da cidade será realizada das 8h da quinta-feira (31) até 6h da sexta-feira (1º).
A operação integrada terá início com a Secretaria de Segurança Urbana da cidade, que realizará o trabalho de orientação dos comerciantes e da população sobre as restrições na faixa de areia e no calçadão durante a virada do ano. Cerca de 20 guardas municipais deverão percorrer os 9km da orla do município até às18h.
Em seguida, o trabalho será realizado por agentes da Secretaria Executiva de Controle Urbano e da Secretaria de de Transportes e Trânsito, além da Polícia Militar de Pernambuco. Essa fase da fiscalização acontecerá até às 6h da sexta-feira (1º).
A partir das 18h da quinta-feira (31) estão proibidos toldos, comércio, cadeiras, bancos, mesas, queima de fogos, som na praia e no calçadão. De acordo com a prefeitura, o objetivo é reduzir as aglomerações e as possibilidades de contágio pela covid-19.
Em Pernambuco, o Estado proibiu a realização de shows e festas de final de ano em espaços públicos ou privados. A medida foi publicada através de um decreto assinado no dia 8 de dezembro.
No Recife, está proibida a instalação de mesas, cadeiras, bancos, toldos, coolers ou qualquer outro objeto no dia 31 de dezembro ao longo de toda a praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, para a festa de virada do ano. O comércio na praia está autorizado até 17h da quinta-feira (31).
Em Jaboatão dos Guararapes, a Prefeitura proibiu a comercialização de bebidas e comidas nas orlas de suas praias na noite de Ano Novo. Está proibida a instalação de toldos, tendas, mesas, cadeiras e guarda-sol, nem uso de caixas térmicas e similares na faixa de areia e calçadão, durante o réveillon.
A Prefeitura de Ipojuca também cancelou a tradicional queima de fogos prevista para o réveillon deste ano em Porto de Galinhas e nas demais praias do município. Estão proibidos, em todo o litoral do município, o uso de cadeiras, bancos, mesas, toldos, tendas, guarda-sóis, coolers, isopor e similares e som durante o réveillon. O comércio ambulante deverá seguir o horário normal de funcionamento, das 6h às 18h. Confira outras cidades do litoral do Estado que restringiram as comemorações do réveillon 2020.