Uma mulher de 62 anos, moradora do bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, foi presa em flagrante por maus tratos a animais nessa quinta-feira (21). A prisão se deu em uma ação conjunta de policiais civis da Delegacia de Meio Ambiente, com o Centro de Vigilância Ambiental e Secretaria Executiva de Direitos dos Animais.
Na ocasião, três cães foram resgatados pelas autoridades. Em um vídeo divulgado ao JC pela Polícia Civil, que mostra o momento que os agentes chegam ao local, é possível ver um cachorro amarrado, latindo, em meio a entulhos.
- Os riscos do câncer de próstata nos animais
- Em encontro com ONGs, João Campos promete implantar abrigo de rua para animais em situação de risco
- Pet influencers: Brasil é o 2º país que mais busca perfis de animais
- Justiça cobra fiscalização para impedir a circulação de veículos e animais em praias de Pernambuco
- Motorista é autuado pela PRF por maus-tratos de animais em Garanhuns, no Agreste
A mulher foi autuada por infração ao Artigo 32, § 1º-A, da Lei 9.605/98, que determina como crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa. Na ocasião, três cães foram resgatados.
Após os procedimentos cartorários, a autuada foi encaminhada para audiência de custódia permanecendo à disposição da Justiça Pública. Nesta sexta-feira (22), ela foi liberada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) por não ter antecedentes criminais.
Os animais foram entregues a um depositário fiel, que ficou responsável pela respectiva guarda e cuidados.