Após a morte de uma mulher de 60 anos na última segunda-feira (8), o Edifício São Cristóvão, localizado entre as Ruas da Aurora e União, no Centro do Recife, será multado pela Prefeitura do Recife por não ter instalado as telas de proteção e as bandejas (equipamentos que aparam a queda de objetos). A informação é da Secretaria Executiva de Controle Urbano, que fixou o prazo de 72h para instalação dos equipamentos e vistoriou o local na tarde desta quinta-feira (11).
>> Idosa morre após ser atingida por parte da fachada de prédio na Rua da Aurora, no Recife
Segundo a pasta, a multa no valor de R$ 5 mil será gerada via sistema e enviada por correspondência aos responsáveis pelo condomínio. Se na próxima vistoria a situação persistir, o valor dobra para R$ 10 mil. E, se ainda assim, os equipamentos não forem devidamente instalados, haverá acréscimo de 20% em cima de cada vistoria com resultado irregular.
A reportagem entrou em contato com o advogado do condomínio, Anderson Lourenço, que informou que a rede começou a ser colocada nessa quarta-feira (10), mas não soube informar se o serviço seria concluído nesta quinta-feira, dentro do prazo dado pela prefeitura. O advogado disse ainda que a mesma empresa que está colocando os equipamentos de proteção irá requalificar a fachada do prédio. Segundo ele, as análises preliminares para o serviço já iniciaram nessa quarta-feira, junto com a colocação das telas.
A cuidadora de idosos Célia Cesária de Barros, 60, passava na calçada em frente ao prédio, quando foi atingida por pedaços da construção, que se soltaram. A tragédia aconteceu por volta das 9h50 da última segunda-feira. Célia não resistiu e morreu na hora. A polícia está investigando o caso.
VEJA AS FOTOS DO LOCAL