A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda realizou na manhã deste sábado (27) mutirão de atualização e cadastramento do CadÚnico e do programa Bolsa Família na Escola Polivante, na Terceira Etapa do bairro de Rio Doce.
>> Paulista reforça serviços do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família nos CRAS
>> 13° do Bolsa Família de Pernambuco vai movimentar R$ 154 milhões na economia; confira o calendário
No mutirão, foi feita a inserção de novos usuários do Cadastro Único do governo federal, registro de identificação de famílias de baixa renda para que elas tenham acesso a programas sociais. Houve também a atualização do cadastro tanto do CadÚnico quanto do Bolsa Família, para evitar bloqueios ou cancelamentos.
"A Secretaria percebeu um aumento da demanda de usuários, com pedidos de inserção no CadÚnico, a porta de entrada dos programas sociais. O mutirão vem para dar vazão a essa demanda crescente", afirma a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) IV, Juliane Camilo.
Em Olinda, são mais de 36 mil famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, o que corresponde a cerca de 10% da população.
Quem perdeu o mutirão ainda pode realizar novos cadastros ao longo de todo o ano em qualquer Cras. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h.
"A atualização do CadÚnico é importante para evitar o bloqueio ou a perda dos benefícios. Não deixar para última hora é sempre a melhor solução", ressaltou a diretora de Proteção Social Básica, Nívea Macedo.
O governo federal estabelece que o cadastro precisa de atualização a cada dois anos. O prazo para validação da inscrição se encerra no próximo dia 31 de março. A Prefeitura de Olinda identificou mais de 12 mil usuários com o cadastro desatualizado por mais de 25 meses.
"Diante da proximidade do prazo final para o recadastramento e atualização do CadÚnico e Bolsa Família, o mutirão se caracteriza enquanto uma estratégia para otimizar o atendimento aos usuários, promovendo maior celeridade e, consequentemente, buscando garantir proteção social aos cidadãos, ao encontro do fortalecimento contínuo da política de assistência social no nosso município, afirma Lívia Álvaro, secretária da SDSDH.
Protocolos
Os técnicos do Cras IX fizeram os agendamentos por telefone beneficiários durante a semana, para assim evitar aglomerações ou formação de filas para atendimento no local.
De acordo com a Prefeitura de Olinda, todos os protocolos de prevenção à covid-19 foram seguidos durante a ação, a exemplo do distanciamento físico, uso de máscaras e álcool em gel.