Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma violenta ação de fiscalização em Caixa D'água, Olinda, Grande Recife. Pelas imagens, é possível ver o momento em que servidores da prefeitura dão chutes em ambulantes e retém carroças de venda de frutas. Em um momento, um fiscal chega a atirar para cima. Em seguida, a Guarda Civil Municipal tenta apaziguar os ânimos e ajuda a dar prosseguimento à ação.
Por nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda informou que o fato aconteceu na última terça-feira (16), e que, ao tomar conhecimento sobre o ocorrido, "adotou, imediatamente, abertura de um processo administrativo, com pedido de exoneração do servidor responsável pelo ato de indisciplina".
- Polícia apreende cerca de 300 quilos de maconha em Aldeia, Camaragibe
- MPPE pede esclarecimentos a prefeito pernambucano por incentivar funcionamento do comércio durante quarentena
- Decreto autoriza abertura de clínicas, bancos e lotéricas em shoppings durante quarentena rígida em Pernambuco
- Prefeitura de Olinda abre seleção simplificada com mais de 70 vagas; salários chegam a R$ 7 mil
- PF prende hacker em Minas e faz buscas em Petrolina por vazamento em massa de dados de 220 milhões de brasileiros
A secretaria reforçou que repudia toda e qualquer ação de violência na condução ou prestação do serviço público na cidade, e que, após a conclusão do processo administrativo, irá encaminhar o caso à Polícia Civil do Estado para que seja instaurado um inquérito policial.
Por fim, explicou que o "ordenamento de feiras e mercados é realizado de forma integrada e rotineira na cidade, trabalho intensificado neste momento de pandemia. Sempre tendo como objetivo garantir a segurança, mobilidade e saúde da população."