A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) doará, até o final de abril, 138 refrigeradores científicos para armazenamento de vacinas contra a covid-19 a 119 municípios da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco. Os equipamentos, que têm temperatura programável e constante, entre 2ºC e 8ºC, possuem sensores e um sistema de alarme remoto a distância, capaz de realizar chamadas telefônicas em casos de queda de temperatura ou a bateria em nível baixo. Os refrigeradores têm capacidade de 280 litros, podendo armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.
- TCU: para comprar vacinas, Saúde pode 'fazer tudo o que estiver ao seu alcance'
- Os critérios para a distribuição de vacinas em Pernambuco e a dificuldade dos prefeitos para aplicar
- Governo assina contratos para 138 milhões de doses de vacinas Pfizer e Janssen
- Brasil receberá no domingo primeiro lote de vacinas contra covid-19 pelo consórcio Covax Facility
Dentre os municípios contemplados nesta fase de distribuição dos equipamentos estão Bom Jardim, Barreiros, Buenos Aires, Bonito, Lagoa dos Gatos, Cupira, Itaiba, Jupi, Jurema, Passira, Poção, Sairé, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Ferrer, Tamandaré, Tracunhaém e Trindade. Além deles, também vão receber o equipamento Ipubi e Trindade, no Sertão.
- Senado deve ouvir Queiroga no dia 25 sobre vacinas contra covid-19 e leitos em UTIs
- Prefeitos reclamam que Recife é privilegiada com vacinas. Capital recebe mais doses na distribuição
- Fiocruz entrega vacinas produzidas no Brasil contra covid-19
- Lula sugere a Biden que reúna G20 para debater distribuição de vacinas contra covid-19
As cidades foram escolhidas baseado nos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de cada uma, e a doação faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).