QUARENTENA

Primeiro sábado de quarentena em Pernambuco tem descumprimento de decretos em pontos da RMR

Na orla da praia de Boa Viagem, apesar da intensa fiscalização, muitas pessoas estavam praticando atividades físicas no calçadão, na ciclofaixa e até na pista local, algumas sem máscara

Cadastrado por

JC

Publicado em 20/03/2021 às 12:58 | Atualizado em 20/03/2021 às 13:00
Movimentação nos bairros de Beberibe e Água Fria - Filipe Jordão/JC Imagem

Apesar de o decreto estadual (nº 50.433) estabelecer quarentena mais rígido no período de 11 dias , foi possível observar na manhã deste sábado (20), o descumprimento das medidas com relação ao distanciamento social e o uso da máscara obrigatória em alguns pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR).Este é o primeiro fim de semana após o governador Paulo Câmara anunciar a proibição do funcionamento de atividades sociais e econômicas não essenciais em todos os horários, como praias e parques, escolas, bares e restaurantes, entre outros.

O decreto seguirá até o dia 28 de março. Em alguns bairros periféricos, houve flagrante de aglomeração e o funcionamento do comércio informal. A equipe de reportagem do JC, esteve circulando pelos bairros de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, Água Fria, Beberibe e Várzea, no Recife.

>>''Infelizmente, o governo federal tem atrapalhado'', diz Paulo Câmara sobre o combate à covid-19 no Brasil

A Secretaria de Defesa Social (SDS) havia garantido que as forças de segurança terão reforços durante toda a quarentena, com 4.990 profissionais. Desse total, 2.907 são policiais militares, 1.324 são bombeiros militares, 617 são policiais civis e 142 são lotados na SDS.

Na orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, mesmo com fiscalização intensa, muitas pessoas estavam realizando atividade física no calçadão, estacionamentos interditados e na ciclofaixa, algumas não faziam o uso da máscara. Um senhor chegou a ser retirado do calçadão pela Polícia Militar. Em Olinda, na extensão da orla, também foi registrada as pessoas caminhando no calçado e ciclofaixa, em descumprimento do decreto, e de banhistas no mar, mas a fiscalização era bem menor se comparado ao efetivo em Boa Viagem.

O cidadão que identificar o descumprimento das determinações pode denunciar pelo telefone 190, que funciona 24h por dia, ou pelo número de WhatsApp: 3181-7000. O não cumprimento do decreto pode gerar detenção de um mês a um ano, além de multa.

Movimentação da orla de Olinda, no primeiro sábado da quarentena determinada por decreto estadual - Filipe Jordão/JC Imagem
Movimentação em Olinda, no primeiro sábado da quarentena determinada por decreto estadual - Filipe Jordão/JC Imagem
Movimentação na orla de Boa Viagem, neste sábado (20), primeiro fim de semana da quarentena - BRUNO CAMPOS/ JC IMAGEM
Movimentação na orla de Boa Viagem, neste sábado (20), primeiro fim de semana da quarentena - BRUNO CAMPOS/ JC IMAGEM
Fiscalização na praia de Boa Viagem - Filipe Jordão/JC Imagem
Movimentação nos bairros de Beberibe e Água Fria - Filipe Jordão/JC Imagem
Movimentação nos bairros de Beberibe e Água Fria - Filipe Jordão/JC Imagem
Movimento no bairro da Várzea - Filipe Jordão/JC Imagem
Movimento no bairro da Várzea - Filipe Jordão/JC Imagem
Foto do bairro da Várzea, no Recife, mostra feira livre, atividade que está autorizada a funcionar na quarentena - Filipe Jordão
Em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, muitas pessoas circulavam sem máscara - Filipe Jordão/JC Imagem

BOLETIM

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (20), 2.107 casos da covid-19. Agora, Pernambuco totaliza 329.633 casos confirmados da doença, sendo 34.383 graves e 295.250 leves.

Entre os confirmados hoje, 136 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.971 (94%) são leves. Também foram confirmados, segundo a SES, 24 óbitos, ocorridos entre 11 de fevereiro e 19 de março de 2021. Com isso, o Estado totaliza 11.638 mortes pela covid-19.

PROIBIÇÕES

O que não pode funcionar:

O que pode funcionar:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS