RELIGIÃO

Restrições da pandemia vão alterar a celebração da Semana Santa 2021 em Pernambuco

A presença de fiéis será restrita e muitas celebrações deverão ser transmitidas pelas redes sociais. As recomendações são da Arquidiocese de Olinda e Recife, assinadas pelo arcebispo Dom Saburido, e divulgadas oficialmente na tarde deste sábado (27)

Cadastrado por

JC

Publicado em 27/03/2021 às 14:48 | Atualizado em 27/03/2021 às 15:03
A Vigília Pascal, que deve ser iniciada depois do pôr-do-sol, será celebrada sem a presença dos fiéis e transmitida pelas redes sociais. É um dos exemplos - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

As novas regras de convivência com a covid-19 determinadas pelo governo de Pernambuco a partir do dia 1º de abril, seguindo até o dia 25, serão obedecidas à risca pela religião católica no Estado. E, por isso, vão acontecer mudanças na rotina das celebrações na Semana Santa já na quinta-feira (1º). A presença de fiéis será restrita e muitas celebrações deverão ser transmitidas pelas redes sociais. As recomendações são da Arquidiocese de Olinda e Recife, assinadas pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, e divulgadas oficialmente na tarde deste sábado (27).

A Missa dos Santos Óleos será celebrada na Quinta-feira Santa, às 9h, na Sé de Olinda, sendo restrita para uma representação do clero (os membros do Conselho Presbiteral), à equipe de celebração e à Pascom. A Arquidiocese solicita que os demais membros do clero acompanhem a transmissão pelo rádio ou pelas mídias sociais. Já a Celebração da Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, que não é feriado, não deve ultrapassar as 20h e não terá o rito do Lava-pés nem a trasladação do Santíssimo Sacramento.


Na Sexta-Feira Santa, por ser feriado, as celebrações devem terminar às 17h. E a Arquidiocese recomenda que não sejam realizadas vias sacras públicas nem outras procissões pelas ruas. A Vigília Pascal, que deve ser iniciada depois do pôr-do-sol, será celebrada sem a presença dos fiéis e transmitida pelas redes sociais. Já as celebrações do Domingo da Ressurreição, com a presença dos fiéis, não deverão ultrapassar o horário das 17h.

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, assina as recomendações - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

REGRA GERAL


De forma geral, as recomendações da Arquidiocese para as celebrações até o dia 25 são: embora a presença dos fiéis volte a ser permitida, é preciso respeitar 30% da capacidade do templo, não ultrapassando o total de 100 pessoas; e o horário das celebrações durante os dias de semana será das 5h às 20h e, nos fins de semana e feriados, das 5h às 17h.

Os sacramentos do Batismo, do Matrimônio e da Crisma serão celebrados de acordo com as mesmas regras. O mesmo vale para o atendimento das Confissões - que segundo a Arquidiocese está sendo muito procurado durante a pandemia.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS