No município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, a circulação de pessoas nas áreas de comércio foi intensa e houve vários flagras de aglomeração e descumprimento do uso obrigatório da máscara. No bairro de Prazeres, o comércio informal tomou conta de boa parte da calçada, localizada na Avenida Doutor Gonzaga Maranhão, e não havia nenhum tipo de distanciamento entre os ambulantes. As cenas de aglomeração, registradas pela equipe da TV Jornal, também se repetiram próximo ao Mercado da Mangueira. Não havia nenhuma equipe de fiscalização nestas localidades para orientar a população sobre o novo Plano de Convivência da Covid-19, em vigência desde o dia 1º de abril e que seguirá até o dia 25 abril.
>>Quarentena mais rígida em Pernambuco teve 289 pessoas conduzidas à delegacia por descumprir regras
De acordo com as novas regras determinada pelo Governo do Estado, as atividades econômicas funcionarão das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h nos sábados, domingos e feriados; No entanto, o secretário estadual de Saúde, André Longo, em entrevista ao programa Passando a Limpo, nessa sexta-feira (2), afirmou que o governador Paulo Câmara não hesitará em recuar nas fases do novo Plano de Convivência e adotar medidas mais restritivas, caso os números da doença piorem. O Governo do Estado tem feito um apelo à população para que usem a máscara, caso precisem sair de casa, e evitem aglomerações.
A equipe de reportagem da TV Jornal também circulou pela praia de Piedade, onde a procura foi menos intensa. Não houve registro de aglomeração, algumas pessoas estavam sentadas na areia e poucas entraram no mar. Diferente da movimentação nas praias de Boa Viagem e no Pina, na manhã deste sábado, haviam poucas pessoas fazendo atividades físicas no local.