Um evento online gratuito, realizado entre esta terça (6) e a quinta-feira (8), vai debater o primeiro ano da pandemia da covid-19, variantes, avanço das vacinas e o futuro da doença no Brasil. A programação, que tem início às 20h nos três dias, inclui webinários e conversas com especialistas como o biólogo e pesquisador Atila Iamarino.
- Pernambuco confirma mais 2.179 casos e 58 mortes por covid-19
- Pandemia de covid-19 e demora em auxílio ampliam risco de calote
- Mais da metade dos brasileiros encara avanço da covid-19 no País com fome e sem renda
- Pernambuco está entre os Estados brasileiros que menos vacinam contra a covid-19; SES credita problema à atualização de sistema
O evento abordará no primeiro dia o tema “1º ano de pandemia: como começou e o que aconteceu no Brasil?”. O painel contará com a participação de Paulo Magnus, presidente MV; Filipe Prohaska, diretor médico na Infecto Associados do Recife e Francisco Mateus, coordenador clínico do Hospital Adventista de Manaus que debaterão o cenário da doença até aqui e ações realizadas para minimizar os efeitos do coronavírus. A mediação fica a cargo de Cinthya Leite, jornalista do JC especializada em saúde, mestre em Saúde da Comunicação Humana e doutoranda em Saúde Pública.
No segundo dia, com o tema “Variantes do vírus, sequelas e vacinas: o que já sabemos a respeito?”, Atila Iamarino participará do debate junto à epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente do Sabin Vaccine Institute (Washington DC) e Alexandre Kawassaki, médico pneumologista na Clínica de Doenças Respiratórias Avançadas e do Hospital 9 de Julho. A mediação será realizada por Mariana Varella, editora do portal Dráuzio Varella.
Já no último dia da programação, será apresentado uma conversa com o tema “Olhando para o futuro: existirá pós-pandemia?”. Entre os participantes, estão confirmados os nomes de Paulo Magnus, Fabricio Campolina, Healthcare Transformation Officer na Johnson & Johnson Medical da América Latina e Kléber Araújo, CMIO do Hospital Unimed Recife III. Neste dia, a mediação será conduzida por Alceu Alves, vice-presidente da MV e membro titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.
A MV, empresa de desenvolvimento de softwares de gestão para a saúde, responsável pela iniciativa, espera reunir mais de cinco mil espectadores. O formulário de inscrição e a programação do evento estão disponíveis aqui.