Com informações do repórter Mário Oliveira, da TV Jornal
O movimento nas praias de Boa Viagem e do Pina, na Zona Sul do Recife, foi tímido na manhã desta segunda-feira (26), primeiro dia da retomada ao trabalho de ambulantes e comerciantes após cerca de sete semanas de proibição, por causa do protocolo contra a covid-19. Por enquanto, o comércio de praia em Pernambuco está permitido apenas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Nesta manhã, a classe realiza um protesto na Pracinha de Boa Viagem pela permissão aos finais de semana.
Dono de uma barraca em Boa Viagem, João Henrique Resende conta que muitos comerciantes preferem não trabalhar nos dias úteis, porque muitas vezes o lucro não compensa o custo. "Tem custo de passagem, tem custo de alimentação na praia, e ele não vai tirar nem o dinheiro do gelo, porque o movimento não é bom, não vale a pena. O que compensa é a gente trabalhar no final de semana, que é quando a gente tira nosso sustento e consegue sustentar a nossa família."
O cabeleireiro Daniel Roberto foi nesta manhã até a praia tomar banho de mar, mas confessa que tem medo de ser contaminado pelo novo coronavírus no local. "Eu venho, mas venho com medo. Não está bom, mas também temos que sair. Os comerciantes estão limpando tudo, estão bem equipados. O pessoal daqui também precisa ganhar dinheiro. Está a maior tranquilidade, é só afastar as mesas umas das outras para nos proteger", relata.
A flexibilização da atividade comercial foi anunciada na última quinta-feira (22) pelo governo estadual. As atividades de maneira geral - incluindo bares e restaurantes - terão horário estendido. Podem funcionar das 10h às 18h, ou das 9h às 17h. Anteriormente, só poderiam estar abertas até as 17h.
A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realizada na última quarta (21). Em pronunciamento, o governador Paulo Câmara informou que os números das últimas três semanas indicam uma estabilização de casos, internações e óbitos devido ao novo coronavírus em Pernambuco, mas com percentuais ainda em um patamar alto.