Atualizada às 10h30.
As buscas pela família que ficou soterrada na quinta-feira (13) após deslizamento de barreira no bairro de Sucupira, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, continuam nesta sexta-feira (14). Otávio Pessoa de Siqueira, de 16 anos, foi encontrado morto na quinta e já teve o corpo retirado dos escombros. O corpo da mãe dele, Sílvia Regina da Silva, 36 anos, também foi encontrado, mas já nesta sexta. Já o pai, Osvaldo Pessoa de Siqueira, de 39 anos e a irmã, Isabeli Pessoa de Siqueira, de 12 anos, seguem sendo procurados pelo Corpo de Bombeiros.
"A nossa expectativa é de encontrar as vítimas o mais rápido possível, de preferência com vida, levando em consideração que podem se formar bolsões de ar próximo de móveis e paredes e essas vítimas podem se manter respirando por mais tempo", explicou o Tenente Coronel Anderson Barros, reponsável pelas buscas.
Ainda segundo ele, o trabalho realizado pelos bombeiros precisa ser bastante cuidadoso, de forma a preservar as vítimas o máximo possível. "As nossas equipes estão trabalhando agora em pontos sinalizados por nossos cães de resgate. É um trabalho minucioso, cuidadoso, porque a medida que achamos algo que pode ser a vítima precisamos parar e verificar cuidadosamente para que não aconteça nenhuma ação mais agressiva, no sentido de preservar as vítimas e tirá-las com segurança".
Apesar da chuva forte ter cessado na localidade, a área ainda é de risco e as equipes precisam observar constantemente a situação para que não sejam atingidos por um novo deslizamento. "Encontramos aqui uma situação de grande risco de novos deslizamentos, então temos que trabalhar e observar para que, caso seja preciso, nós possamos sair rapidamente e em segurança", completou Anderson Barros.
De acordo com a Defesa Civil, que também foi até o local da ocorrência, a chuva abriu uma fenda de aproximadamente 100 metros na barreira, causando o deslizamento. Por medida de segurança, cinco residências que ficam nas proximidades do acidente foram interditadas, já que a possibilidade de ocorrer uma nova movimentação de terra chega a 80%, segundo informou o órgão.
Foto: Artur Borba/JC Imagem
Em nota, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lamentou o ocorrido e afirmou já ter providenciado apoio aos familiares, que também serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. "Assim que o fato ocorreu, equipes da Defesa Civil se deslocaram ao local do incidente para prestar auxílio social e avaliar o cenário causado pelas fortes chuvas. Cinco imóveis foram interditados por estarem em situação de risco e os moradores foram transferidos para casas de parentes. Estas famílias também serão acompanhadas pela Assistência Social", diz o comunicado.
A gestão municipal também informou que uma equipe da Defesa Civil estará no local do incidente, nesta sexta, para avaliar a situação de forma minuciosa.
Otávio Pessoa de Siqueira, de 16 anos, foi encontrado morto na quinta e já teve o corpo retirado dos escombros. O corpo da mãe dele, Sílvia Regina da Silva, 36 anos, também foi encontrado, mas já nesta sexta. Já o pai, Osvaldo Pessoa de Siqueira, de 39 anos e a irmã, Isabeli Pessoa de Siqueira, de 12 anos, seguem sendo procurados pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio de cães farejadores e vizinhos. Um ponto de apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi montado no local para atuar em caso de necessidade.