A manhã desta segunda-feira (17) foi de revolta em Paulista, no Grande Recife. Isso porque alguns idosos, moradores do município, decidiram protestar na Avenida Brasil, em Maranguape, reivindicando a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac. Os manifestantes utilizaram entulhos e pneus para fechar a via e o trânsito foi bastante prejudicado. A polícia chegou a ser acionada para controlar a situação.
>> TCE aponta falta de transparência na vacinação contra a covid-19 em Pernambuco
>> Jaboatão inicia vacinação contra covid-19 de grávidas e puérperas de municípios vizinhos
Antes do protesto, os idosos teriam se encaminhado até a Secretaria de Infraestrutura da cidade, onde foram informados que os imunizantes estavam em falta. De lá, decidiram denunciar a situação. Eles alegam estar há quase 40 dias esperando pela aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19. Na última sexta-feira (14), o município recebeu 2.500 doses da Coronavac, e todas foram aplicadas no mesmo dia.
>> Olinda abre vacinação contra covid-19 para grupo na faixa dos 40 anos com comorbidades
De acordo com a prefeitura, para que a vacinação seja regularizada, um novo lote do imunizante precisa ser enviado ao município, por parte do Governo de Pernambuco.
O município realiza, nesta segunda-feira (17), a administração da segunda dose para aqueles que receberam o imunizante da Oxford/AstraZeneca e completaram 90 dias da primeira imunização. Essas pessoas já podem se dirigir a qualquer um dos pontos de vacinação para receber a segunda aplicação, sem necessidade de agendamento. É necessário apenas estar com cartão de vacinação e documento de identidade em mãos no dia, hora e local agendados.