O Governo de Pernambuco anunciou, na tarde desta quinta-feira (10), flexibilizações na Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul, e Agreste após um período mais restritivo. Segundo informou o secretário estadual de Saúde, André Longo, a partir do final de semana dos dias 19 e 20, atividades consideradas não essenciais voltam a funcionar e parques e praças reabrirão. O atual decreto, que restringe o funcionamento, é válido até o domingo (13).
- Governo de Pernambuco anuncia flexibilização de comércio e outras atividades no Grande Recife e Agreste; veja a partir de quando
- Com alta de indicadores da covid-19, cidades do Sertão de Pernambuco terão restrições mais rígidas
Segundo o novo Plano de Convivência, que entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (14) e é válido, inicialmente, até o dia 27 de junho, parques e praças não terão restrições de horário de segunda a sexta e nem nos finais de semana e feriados.
De acordo com o secretário, houve uma desaceleração dos números da pandemia. "Na 1ª Macrorregião já há desaceleração. Foi registrada uma redução de 10% nas solicitações de leitos de UTI na semana passada. Já nesta semana, de domingo até ontem, tivemos uma redução de 17% em comparação aos primeiros dias da semana anterior", comentou.
- Todos os profissionais da segurança em Pernambuco receberão 1ª dose de vacina até a próxima semana, diz SDS
- Pernambuco registra 2.645 novos casos e 65 mortes por covid-19 em boletim divulgado nesta quinta-feira (10)
- Acompanhe a coletiva do governo de Pernambuco nesta quinta-feira (10) sobre a pandemia da covid-19
- Governo de Pernambuco anuncia flexibilização de comércio e outras atividades no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste; veja a partir de quando
- Veja quais cidades vão receber as vacinas da Janssen em Pernambuco; imunizante só precisa de uma dose
- Academias de ginástica voltam a abrir nos fins de semana em Pernambuco; confira o protocolo
Apesar do avanço, André Longo reforçou o pedido para que a população use a máscara corretamente, mantenha o distanciamento social, e higienize as mãos com frequência. "Alerta ainda é a palavra por parte do Governo de Pernambuco. Nós precisamos avançar a vacinação e é preciso manter com os cuidados", disse.
Veja como será o funcionamento das atividades
Assista a coletiva