Após a nova flexibilização do Plano de Convivência com a covid-19, que entrou em vigor na segunda-feira (5), bares, restaurantes e shoppings podem ficar abertos e receber clientes até um pouco mais tarde nos finais de semana. No entanto, o horário de funcionamento de tais estabelecimentos irá variar de acordo com a região de Pernambuco onde eles estão localizados. Algumas atividades, como música ao vivo, seguem proibidas. Por isso, é preciso ficar atento às regras estabelecidas pelo governo do Estado.
- Pernambuco amplia funcionamento de eventos, bares, restaurantes e shoppingsVeja os horários de funcionamento dos shoppings após ampliação anunciada pelo Governo de Pernambuco
- Veja novo horário de funcionamento de bares e restaurantes em Pernambuco
- Pernambuco faz nova flexibilização e libera música ao vivo; veja onde e quais os horários
A nova etapa do Plano de Convivência com a covid-19 foi anunciada pela administração estadual na última sexta-feira (2), em coletiva no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife. As flexibilizações ocorrem em meio à melhoria dos indicadores da pandemia de covid-19 no estado.
Confira os horários:
Bares e restaurantes
Com a flexibilização, na Macrorregião I - que contempla o Grande Recife, Mata Norte e Sul e parte do Agreste - os bares e restaurantes terão funcionamento permitido até às 23h nas sextas-feiras e 22h nos fins de semana. Já nas Macros 2, 3 e 4, poderão funcionar até 22h às sextas e até 21h aos sábados e domingos.
“No que diz respeito ao funcionamento desses estabelecimentos, eles ganham mais uma hora. Essa é mais uma iniciativa importante para o setor. Evidentemente, os empresários devem seguir cumprindo os protocolos determinados”, disse o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes. Mesmo com a ampliação, as apresentações e shows com música ao vivo, em qualquer tipo evento, também seguem suspensas.
Shoppings
Os malls da Macrorregião I terão os horários ampliados até as 22h nos fins de semana e feriados. Antes, os estabelecimentos só podiam funcionar nesse horário em dias de semana. Já nas Macrorregiões II, III (Sertão do Moxotó e Pajeú) e IV, os shoppings irão funcionar até as 22h nas sextas e até as 21h nos fins de semana e feriados. A diferença nesse ponto é apenas referente à Macrorregião III, que anteriormente tinha os centros de compras funcionando até as 18h em dias de semana, fins de semana e feriados.
Clubes
Os clubes sociais, no Grande Recife e Zona da Mata, podem funcionar até as 23h de segunda a sexta e 22h nos sábados e domingos. Seguem vedados, nos clubes, o uso de saunas e as apresentações de músicos ao vivo.
Cinemas, teatros, circos e museus
Na macro 1, cinemas, teatros e circos que podiam funcionar das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos, agora vão poder abrir às 9h e seguir até 23h durante a semana, e das 9h às 22h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. O número de pessoas permitido nesses locais, em todas as macrorregiões, passará de 100 para 200, ou 50% da capacidade do local, o que for menor.
Os museus e demais equipamentos culturais também terão a carga horária ampliada. Na Macrorregião 1, vão funcionar das 9h às 22h na semana e nos finais de semana. Antes, a regra de funcionamento era das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos. Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4, estarão abertos das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. Continua valendo a regra de distanciamento social, com um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.
Eventos corporativos e sociais
Os eventos corporativos tiveram capacidade ampliada para 100 pessoas (eram 50) e o horário de realização é de 8h às 22h todos os dias.
Os eventos sociais, como casamentos, aniversários e formaturas, foram liberados e têm capacidade limite de 50 pessoas e com proibição de música ao vivo. Podem ocorrer de 8h até as 23h de segunda a sexta e de 8h até as 22h aos sábados e domingos no Grande Recife e na Zona da Mata.
As flexibilizações foram anunciadas durante pronunciamentos dos secretários André Longo (Saúde), Ana Paula Vilaça (executiva de Desenvolvimento Econômico) e Rodrigo Novaes (Turismo).
Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4, os eventos sociais estarão permitidos entre 8h e 22h ao longo da semana, e das 8h às 21h aos sábados e domingos.
O número máximo de participantes permitido nos eventos, em todas as regiões, será de 50 pessoas, ou 30% da capacidade do local, o que for menor.
“Na macro 1, vão funcionar das 8h às 22h, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. Antes, podiam acontecer até às 21h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, os eventos vão poder ocorrer das 8h às 22h na semana, e das 8h às 21h nos finais de semana. O número de participantes, em todas as macrorregiões, será ampliado de 50 para 100 pessoas, ou 30% da capacidade", afirmou Rodrigo Novaes.
Especialmente para ocasiões como colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico, que já estavam permitidos, as novas regras seguem os mesmos horários dos eventos sociais, de acordo com cada macrorregião, e a capacidade permitida nos eventos corporativos. Nesse caso, alimentos e bebidas continuam proibidos. As apresentações e shows com música ao vivo, em qualquer tipo evento, também seguem suspensos.
Fernando de Noronha
Em coletiva de imprensa realizada na tarde da terça-feira (6), o Governo de Pernambuco anunciou que, devido a mais um registro de queda no número de casos graves de covid-19 no Estado, decidiu autorizar a retomada das apresentações musicais no arquipélago de Fernando de Noronha em horários pré-estabelecidos, bem como a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes do local.
A medida foi adotada, segundo a gestão estadual, porque cerca de 99% dos moradores da localidade já receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus e a estimativa é que 50% dessas pessoas recebam a segunda dose do imunizante ainda em julho.
Conforme as informações repassadas pela secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça, a partir desta terça-feira (6) os bares do arquipélago poderão ficar abertos até a meia-noite e apresentações de artistas no formato voz e violão poderão ocorrer do meio-dia às 14h e das 17h às 21h. "Apesar das limitações de horários, esse já é um avanço no sentido de contemplar o setor artístico e a retomada da música ao vivo nos bares e restaurantes de Fernando de Noronha, seguindo ainda protocolos sanitários rígidos e ainda sem a realização de grandes festas e shows", afirmou a auxiliar do governador Paulo Câmara (PSB).
Ainda continua proibida a apresentação de bandas na Ilha. Caixas de som de alta potência, festas e shows seguem não permitidos.
Ana Paula Vilaça afirmou, ainda, que as mudanças que serão aplicadas em Noronha podem ser considerada uma sinalização para o restante do Estado, que pode seguir exemplo do arquipélago à medida que a vacinação for ampliada. "Esse é um avanço, uma conquista, uma sinalização para que, em breve, a gente possa retomar também as apresentações musicais no restante do Estado de Pernambuco, desde que os números da saúde nos permitam avançar", pontuou.