Os católicos recifenses reverenciam, nesta sexta-feira (16), a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. A tradicional Solene Missa de Encerramento, na Basílica, localizada na Avenida Dantas Barreto, em Santo Antônio, começa às 9h, sob o comando do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
- Fiéis antecipam encontro com Nossa Senhora do Carmo e participam da missa na 'Véspera Solene', no Recife
- Quer ter a imagem de Nossa Senhora do Carmo impressa e emoldurada? Acesse o JC Clube ou nosso app e aproveite promoção exclusiva para o sócio
- No Recife, vacinação contra a gripe não acontece neste feriado de Nossa Senhora do Carmo
A programação especial do Dia de Nossa Senhora do Carmo continua às 14h, com a imagem peregrina da santa percorrendo, em carro aberto, ruas e avenidas do centro da cidade e bairros vizinhos localizados no Recife. A 325ª edição da festa religiosa começou no dia 1º, mas, assim como no ano passado, está com restrição de 30% do público, devido à pandemia da covid-19.
Nesta quinta-feira (15), a Avenida Dantas Barreto, área central da capital pernambucana, já se enchia de amarelo e branco. As cores, que celebram a padroeira do Recife, eram vestidas pelos fiéis na fila que se formava em frente à Basílica de Nossa Senhora do Carmo.
A esteticista Letícia Maria não perdeu a oportunidade de render graças à santa, com quem ela diz ter uma relação desde criança. " Nunca deixou de interceder. Desde pequena tenho a minha religião católica, e meu pai sempre nos ensinou a amá-la, porque não existe filho sem mãe. Já tive muitas graças alcançadas."
Houve também quem demonstrasse o amor à santa por meio de promessas, como o professor Morgan Silva, que saiu de Paulista correndo até a celebração no Recife. "Sempre faço isso, porque gosto de cuidar da minha saúde, manter o bem estar físico e mental. E também foi pela fé, que nos move a fazer esse esforço pela santa e por Deus, para pedir que esse momento difícil passe e para que todo mundo volte à vida normal."
Desde a festa de 2020, uma réplica da imagem centenária de Nossa Senhora do Carmo está exposta em um altar montado em frente à porta principal do templo e permanece ao longo dos dias de festa.
Neste sábado (17), a Basílica vai estar aberta apenas para visitação, das 7h às 12h. Já no domingo (18) e segunda-feira (19), estará fechada e só irá retomar as atividades na terça-feira. A Santa Missa dominical, no dia 18, vai ser celebrada na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, às 10h.
Dentro da programação da pós-festa, a partir do dia 21, vão ser realizadas Missas Votivas de Nossa Senhora, com cânticos marianos e a imposição do escapulário. As celebrações vão ocorrer todas as quartas-feiras, às 12h, durante o ano jubilar dos 100 anos de elevação pontifícia da Basílica do Carmo.