A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, divulgou nesta sexta-feira (23) o cronograma de volta às aulas presenciais dos estudantes da rede municipal de ensino. O retorno será gradual, dividido por turmas, a partir do dia 8 de setembro. A volta deve começar pelos alunos dos 6ª, 7ª, 8ª e 9ª anos e Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) dos anos finais.
- Aulas presenciais no Recife; obstáculos no envio da Sputnik; Jogos Olímpicos. Comece o dia bem informado
- Educação de Olinda chama sindicalistas para planejar retorno das aulas
- Recife retomas aulas presenciais na rede municipal de ensino
- Sindicato quer que professores so retornem aulas presenciais no Recife em setembro
A volta às aulas presenciais não será obrigatória para todos os estudantes. Os alunos os quais os pais optarem pelo não retorno continuarão tendo as aulas de forma remota através do caderno de atividades, que é entregue bimestralmente aos discentes, e das aulas.
Segundo o município, todo o processo de retomada das aulas presenciais seguirá protocolos sanitários, seguindo as recomendações do Governo do Estado, Ministério da Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime) e entre outras instituições. Todos os profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino já foram vacinados com a primeira dose contra Covid-19 e a previsão é que recebam a segunda dose do imunizante no final de agosto.
“Avaliamos semana a semana os avanços da pandemia no nosso município e Estado. Como os índices de casos vêm diminuindo, decidimos retomar em setembro às aulas presenciais”, afirmou o secretário municipal de Educação, Heberte Gomes.
O cronograma de retomada às aulas presenciais foi elaborado por uma comissão com membros das secretarias municipais de Educação e Saúde e apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.
Calendário de retorno às aulas presenciais
- 23/08 – Acolhida dos professores anos finais e EJAI
- 24 e 25/08 – Nivelamento do protocolo sanitário local; planejamento de acolhida dos estudantes e diálogos com pais e responsáveis com professores dos anos finais e Ejai anos iniciais
- 26 e 27/08 – Reunião com pais e responsáveis dos alunos dos anos finais e Ejai anos iniciais
- 31/08 – Acolhida dos professores da Educação Infantil, anos iniciais e EJAI anos iniciais
- 1 e 02/09 – Nivelamento do protocolo sanitário local; planejamento de acolhida dos estudantes e diálogos com pais e responsáveis com professores da Educação Infantil, anos iniciais e Ejai anos iniciais
- 03 e 06/09 – Reunião com pais e responsáveis dos alunos da Educação Infantil, anos iniciais e Ejai anos iniciais
- 08/09 – Retorno dos 6ª, 7ª, 8ª e 9ª anos; Ejai anos finais
- 14/09 – Retorno dos 1ª, 2ª, 3ª e 4ª anos; e EJAI anos iniciais
- 21/09 – Retorno Educação Infantil