No Recife, capital pernambucana, 156 pessoas foram para o fim da fila da campanha de vacinação contra covid-19 porque recusaram o imunizante oferecido. A punição começou a valer no dia 7 de julho. As pessoas que se recusarem a receber um determinado imunizante no momento da vacinação ficam 60 dias sem poder efetivar a marcação na plataforma Conecta Recife.
- Crise provocada pela covid-19 faz comando do transporte público do Grande Recife mudar de novo
- Covid-19: Recife reforça expectativa de vacinar população adulta até setembro
- Recife irá tentar autorização para imunizar pessoas com menos de 18 anos ainda em agosto
- Jovens reclamam de instabilidade no sistema de agendamento da vacinação no Recife
Os 'sommeliers de vacina' somam 0,8% do total de imunizados na capital, um número considerado baixo. "Com o decreto, que prevê que as pessoas fiquem bloqueadas por 60 dias para reagendar a vacinação, o número de desistentes diminuiu", disse a secretária-executiva de Planejamento da Saúde do Recife, Yluska Reis, em entrevista à Rádio Jornal.
A cidade tem 1.237.614 pessoas acima dos 18 anos que estão aptas a receber imunizante anticovid, das quais 912.816 já foram vacinadas com pelo menos uma dose e 417.507 completaram o esquema vacinal com as duas doses ou a vacina de dose única.
Nas redes sociais da gestão municipal, a mensagem é reforçada de forma divertida. "Quando chegar a tua vez, não fica com melindre. Vacina boa é vacina no braço".
Vacinação
Nesta terça-feira (3), o município ampliou a vacinação contra covid-19 por faixa etária. Pessoas a partir dos 23 anos, independente de comorbidade ou da categoria profissional, poderão se vacinar a partir desta quarta (4).
O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos (PSB), por meio das suas redes sociais. "Depois de meses de trabalho diário e intenso, vamos ampliar ainda mais a faixa de idade da vacinação contra covid-19 no Recife. Todas as pessoas com 23 anos ou mais! Chegou a minha vez!", escreveu o gestor, que tem 27 anos. De acordo com a prefeitura, há mais de 131 mil pessoas neste grupo.
A nova ampliação ocorre menos de uma semana depois do último anúncio de nova faixa etária, na sexta-feira (30). No dia, a vacina contra a doença na capital pernambucana foi liberada para pessoas com idade a partir dos 28 anos.
Após a liberação dos agendamentos, muitos jovens recifenses reclamaram de instabilidade na plataforma Conecta Recife. Na capital pernambucana, mais de 131 mil pessoas fazem parte desse grupo e serão contempladas com a imunização.