As chuvas dos últimos dias, em conjunto com as temperaturas abaixo do habitual, fazem com que muitos pernambucanos se perguntem se a nova frente fria que chega ao Sul do Brasil nesta semana pode alcançar o Estado. Para explicar o assunto, o JC conversou com a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Aparecida Fernandes.
De acordo com a especialista, o fenômeno caracterizado como frente fria não chega a Pernambuco. Normalmente, ela atinge o Sul e o Sudeste do País e vai até o Sul da Bahia. Logo após, se desloca até o oceano, sem passar por Pernambuco.
"No oceano, ela atinge a direção de Pernambuco e faz com que haja uma instabilidade na atmosfera, além do aumento da nebulosidade. No entanto, as chuvas de hoje não tem nada a ver com a frente fria do Sul, até porque, a frente fria ainda está chegando ao Sul do País", diz.
- Chuvas causam deslizamentos de terra e deixam moradores de áreas de risco apreensivos no Grande Recife
- Chuva em parte de Pernambuco deve persistir até sábado, diz Apac
- Chuva provoca deslizamento de terra no Ibura, Zona Sul do Recife
- Com mais chuva pela frente, Grande Recife e Zona da Mata mantêm temperaturas baixas
- Apac emite alerta de chuvas com intensidade moderada para Grande Recife e Zona da Mata de Pernambuco
Segundo ela, o motivo pelo qual Pernambuco registra chuvas e um clima mais frio é a confluência dos ventos, que são normais para essa época do ano que é o inverno. "Os ventos do Sul e Sudeste trazem um ar mais frio, enquanto os do Leste trazem um ar mais quente. Esses ventos se misturam e causam uma instabilidade", fala a meteorologista.
Aparecida explica que a chuva contínua deve permanecer até a próxima quarta-feira (11) e que, após a data, a tendência é que elas diminuam. "Podemos esperar mais dias de chuvas com temperaturas parecidas a que estamos vendo ao longo dos últimos dias, nada fora do comum", comenta.