Após a repercussão negativa, o projeto que previa a entrega de pulseiras de pagamento com cores diferentes para artistas, pessoas com maior poder aquisitivo e moradores do Arquipélago de Fernando de Noronha foi reformulado. Muitos internautas disseram que o serviço traria "segregação".
- Piche que apareceu em Fernando de Noronha é levado para análise; caso acontece 2 anos após desastre no Nordeste, que segue sem respostas
- Total de lixo e óleo retirado nas praias de Fernando de Noronha é de cerca de 1,3 toneladas
- Pulseiras com cor em Fernando de Noronha distinguiriam pessoas por status e dinheiro
- Empresa desmente discriminação com pulseira de pagamento em Noronha
Em nota, o Sou Noronha, um dos responsáveis pelo projeto, informou que as pulseiras coloridas eram uma "ideia inicial e que não será implementada". Agora, "apenas serão identificados consumidores e comerciantes, por pulseiras verde e cinza, respectivamente".
Segundo os responsáveis, o projeto foi desenvolvido para trazer facilidade e segurança nos meios de pagamento de Noronha, atendendo turistas e movimentando ainda mais o comércio local. As pulseiras funcionam off-line e serão disponibilizadas sem custos. Será possível incluir créditos para efetuar pagamentos de produtos e serviços nos pontos cadastrados.
Ver essa foto no Instagram
Leia a íntegra da nota do Sou Noronha
O Sou Noronha esclarece que o uso da pulseira eletrônica para facilitar as formas de pagamento na Ilha de Fernando de Noronha separada por categorias e cores se tratava de uma ideia inicial e que não será implementada.
Como as pulseiras estão em fase de produção, nenhum material foi distribuído a comerciantes ou usuários. A partir de agora, apenas serão identificados consumidores e comerciantes, por pulseiras verde e cinza, respectivamente. Dessa forma, usuários vão conseguir detectar de forma fácil quem está habilitado para a venda de créditos.
O projeto foi desenvolvido visando trazer facilidade e segurança nos meios de pagamento de Fernando de Noronha, atendendo turistas e movimentando ainda mais o comércio local.