Uma nova remessa com mais 117 mil doses de imunizantes da vacina contra a covid-19 da fabricante Pfizer/Biontech chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, localizado na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, na manhã desta quarta-feira (8). Com isso, será possível que o Estado dê continuidade à imunização do público adolescente, que só pode ser vacinado contra a doença com dose deste fabricante.
O novo lote foi recebido por Pernambuco por volta das 10h. Ainda nesta tarde os imunizantes devem ser encaminhados às Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficarão à disposição para retirada dos gestores de cada cidade.
"Vamos ter a possibilidade de acelerar a vacinação dos jovens com essa nova remessa, que deve ser direcionada para aplicação da primeira dose no público adolescente com comorbidade. São aqueles que apresentam outras doenças associadas, podendo ter um agravamento do quadro clínico da covid-19", afirmou o governador Paulo Câmara. O gestor ainda enfatizou que a utilização desse imunizante é a única autorizada no País para pessoas com idades 12 a 17 anos.
- Atos de 7 de setembro no Recife; mais doses de vacina; jogo suspenso entre Brasil e Argentina. Comece o dia bem informado
- Protesto contra Bolsonaro em Brasília pede democracia, impeachment e mais vacinas
- Pernambuco tem 27% da população com esquema vacinal completo contra a covid-19
- Ministros do STF se reúnem; vacinação em Pernambuco; seleção brasileira no Recife. Comece o dia bem informado
- PL obriga viajante que chegue ao Recife a apresentar comprovante de vacina ou teste negativo para covid-19
Desde o início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano, Pernambuco recebeu do Minsitério da Saúde 10.979.190 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Desse total, foram 4.169.020 da fabricante Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.110.720 da Coronavac/Butantan, 2.527.200 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.
Mais de 8 milhões de pernambucanos já se vacinaram
Dados da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), atualizados até o último sábado (4), apontam que os pernambucanos já receberam 8.315.819 doses de vacinas contra a covid-19.
Desse total, somente 2.630.409 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, o que corresponde a 31,65% da população do Estado. Cerca de 5,6 milhões de pernambucanos tomaram apenas a primeira dose, que alcançou a cobertura de 68,40% da população.
Quanto maior for o percentual da população vacinada, menor a chance dos contaminados apresentarem complicações mais graves provocadas pela covid-19. Mesmo depois de vacinadas, as pessoas devem continuar tomando os cuidados para evitar a disseminação do vírus, como o uso de máscaras, evitar aglomerações e higienizar constantemente as mãos.