O ponto facultativo do Dia do Servidor Público, celebrado nesta quinta-feira (28), foi transferido pelo governo de Pernambuco para a segunda-feira (1º), data que antecede o feriado nacional do Dia de Finados, na terça-feira (2). Além da gestão estadual, as prefeituras do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, também optaram pela mudança.
"Por determinação do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, será transferido para o dia 01 de novembro o ponto facultativo do dia 28 de outubro de 2021, data em que se comemora o dia do servidor público estadual, nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, com exceção daqueles serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe do órgão", publicou o governo no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (26).
>> Operação da PF apura corrupção de funcionários do Governo de Pernambuco; secretário é alvo
De acordo com a Secretaria de Administração (SAD) do Estado, a folha de salários do mês de outubro dos servidores será paga nesta quinta-feira. "A medida é mais uma demonstração de valorização das pessoas e reconhecimento pelo empenho dos profissionais que prestam serviços ao povo de Pernambuco", disse o órgão.
Os salários dos servidores de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes também serão antecipados. Segundo a gestão da capital pernambucana, receberão a antecipação do salário os servidores ativos, os aposentados e os pensionistas da administração direta e indireta, totalizando 39 mil contracheques. "Com o pagamento antecipado, a Prefeitura do Recife injeta R$ 190 milhões na cidade, reforçando um conjunto de ações para movimentar a economia da capital pernambucana", diz texto enviado pela prefeitura.
Segundo a prefeitura de Olinda, o município tem quase 6 mil servidores públicos, uma quantidade composta por pessoas que possuem cargos comissionados, aposentados e pensionistas. A cidade ressaltou que, mesmo durante a pandemia da covid-19, tem feito pagamentos em dias aos servidores. "Mesmo nos meses mais críticos da pandemia, quando a arrecadação na cidade diminuiu de forma acentuada, a gestão, através da Secretaria da Fazenda, manteve todos os esforços e vem cumprindo os vencimentos dos funcionários municipais em dia", diz trecho de nota publicada no site da prefeitura.
No total, Jaboatão dos Guararapes conta com 13,5 mil servidores com folha de pagamento de R$ 48 milhões. Segundo o prefeito da cidade, Anderson Ferreira, o objetivo é garantir que os servidores possam se planejar para o feriado prolongado na companhia de suas famílias. "Temos uma equipe dedicada, que realiza um grande trabalho em prol dos jaboatonenses. Por isso, decidimos antecipar os salários", declarou.