POLÍCIA FEDERAL

Operação da PF apura corrupção de funcionários do Governo de Pernambuco; secretário é alvo

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 15/10/2021 às 11:46 | Atualizado em 15/10/2021 às 11:57
Notícia
X

Na manhã desta sexta (15), a Polícia Federal deflagrou a operação Payback, que visa apurar crime de corrupção envolvendo funcionários do Gabinete de Projetos Especiais (Gape) do Governo de Pernambuco. Suspeita-se que, em troca de favores políticos para grandes fornecedores, servidores teriam recebido vantagens indevidas. Um dos alvos é Renato Xavier Thièbaut, chefe do Gabinete, como apurou o Jornal do Commercio.

"As investigações revelaram que um secretário do governo do Estado vinha recebendo vantagens financeiras em troca de favores políticos. Ou seja, ele intermediava contratos para grandes fornecedores do Estado e era beneficiado com reformas em seus imóveis, como uma casa de campo, em Gravatá", afirmou a delegada Mariana Cavalcanti, responsável pelo caso, ao jornalista Marcelo Aprígio, deste Jornal do Commercio.

Nesse sentido, cumpriram-se quatro mandados de busca e apreensão no Recife, em Muro Alto (Ipojuca) e Gravatá. Eles foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que também decretou o bloqueio de bens dos investigados e a incomunicabilidade.

O TRF5, porém, indeferiu os pedidos de prisão preventiva, monitoramento eletrônico, afastamento cautelar da função pública e sequestro dos imóveis objetos da corrupção.

Renato Xavier Thièbaut foi um dos investigados pela operação Articulata, de dezembro de 2020, como revelou a Folha de São Paulo na ocasião. Deflagrada pela PF, ela cumpriu mandatos de busca e apreensão relacionados à supostos desvios de dinheiro em contratos firmados para o combate à pandemia da covid-19.

Ao JC, o Governo de Pernambuco disse que está à disposição para esclarecimentos. Confira a nota:

"Com relação à operação da Polícia Federal realizada hoje, o Governo de Pernambuco reafirma a disposição de prestar todos os esclarecimentos necessários, como sempre tem feito, quando solicitado por órgãos de controle e fiscalização."

Tags

Autor