Após dias de filas enormes e aglomeração de pessoas em frente à Central de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico), na Rua do Imperador, a Prefeitura do Recife lançou, nesta segunda-feira (10), um canal dedicado a tirar dúvidas sobre o CadÚnico.
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A iniciativa, de acordo com a gestão municipal, tem como objetivo auxiliar a população a esclarecer dúvidas sobre o CadÚnico a partir de algumas mudanças anunciadas pelo Governo Federal. O Atualiza CadÚnico, como foi intitulado, busca reforçar que a ida aos postos de atendimento só deve acontecer em caso da necessidade de atualização cadastral.
“Há alguns dias, o governo federal anunciou a substituição do Programa Bolsa Família pelo Programa Auxílio Brasil. Como os detalhes ainda não foram anunciados, os beneficiários, por receio de perder a renda mensal, vem procurando de maneira intensa por nosso atendimento, uma vez que o cadastro dessas famílias é realizado pelos municípios. Esse aumento de demanda não era esperado e nos coloca numa situação que envolve, sobretudo, munir essa população de informações sobre a necessidade ou não de atendimento”, explicou Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.
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Ainda segundo Ana Rita, carros de som e moto som serão enviados às comunidades da cidade para espalhar a notícia.
Inscrição e atualização do CadÚnico
Para realizar a inscrição ou atualização do CadÚnico no Recife, a população pode se dirigir tanto à Central do Cadastro Único, quanto às 14 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) existentes na cidade.
A Central do Cadastro Único, localizada na Rua do Imperador, funciona das 7h às 15h. Já o atendimento do Cadastro Único nos CRAS funciona das 8h às 16h. Todos os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, com exceção dos CRAS que funcionam dentro das quatro unidades do Compaz, de terça a sexta-feira.
Confira os endereços dos 14 CRAS existentes no Recife e os respectivos bairros atendidos.