Uma novidade chega esta semana para estimular a vivência e o conhecimento acerca do Bairro do Recife, o primeiro da cidade e o mais explorado pelo turismo na capital pernambucana. Por meio do aplicativo "Recifeando", já disponível para download em dispositivos iOS e Android, visitantes e recifenses terão um guia que reúne informações históricas sobre os principais pontos do bairro, além de fotos e vídeos de cada local na palma da mão. A iniciativa surge pouco tempo após a inauguração do Recentro, projeto que pretende devolver vida ao agora deteriorado Centro do Recife.
O "Recifeando" é fruto de um trabalho de muitos - inclusive da população. O acervo foi construído pelo pesquisador Jacques Ribemboim, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), enquanto a tecnologia foi desenvolvida pela Rdmapps a partir de um crowdfunding no "Quero Impactar" da Prefeitura do Recife - uma vaquinha solidária que permite às pessoas destinarem o imposto de renda a projetos incentivados por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Governo Federal. Ainda, teve patrocínio do Banco Itaú. A gestão municipal prometeu ampliar o serviço futuramente para todo o território do Recife.
Ao baixar o aplicativo, o usuário se depara com uma lista com categorias de pontos turísticos presentes no Bairro do Recife. Ao todo, são três praças, nove prédios, uma torre, quatro ruas, duas igrejas, dois teatros, sete museus, três fortes, quatro pontes e dez monumentos. Então, ao clicar em uma das opções, uma nova lista aparece: desta vez com detalhes sobre cada monumento em linguagem simples.
Abaixo, há a opção "ir para o mapa". Nela, aparece o Bairro do Recife com as localizações de cada local a ser visitado. A ferramenta faz uso da Realidade Aumentada (RA) por meio do GPS - nela, a câmera do celular abre, e a direção dos pontos turísticos é apontada por meio de realidade virtual e sensores de movimento. Ao passo que for avançando nessa descoberta interativa, o usuário vai acumulando pontos e estimulando a exploração de outros lugares do bairro.
“A forma como a gente hoje consome bens, serviços e informações mudou. Cada vez mais as pessoas buscam na tecnologia formas de se relacionar de maneira mais autônoma. Cabendo ao poder público, também, usar as informações de dados para criar alternativas modernas, interessantes e criativas capazes de promover cidadania digital. Unir esforços para criar soluções criativas também é nosso papel e o Recifeando é a prova de que essas alianças são bem-vindas.", pontua Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro do Recife.