POLÍCIA

Ao fugir de tiros na rua de casa, menino de 8 anos é atropelado e morre na Zona Norte do Recife

Polícia registrou o caso como "ocorrência de Acidente de Trânsito com Vítima Fatal". Vizinhos e familiares relatam que se tratou de uma tentativa de assalto

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 20/01/2022 às 13:52 | Atualizado em 20/01/2022 às 15:46
TRAGÉDIA Nicolas Gomes, 8 anos, bricava na rua quando morreu - CORTESIA/FAMÍLIA

Com informações da TV Jornal

A vida de Nicolas Edgar Sampaio Gomes, de 8 anos, foi interrompida por um trágico acidente que aconteceu na tarde dessa quarta-feira (19), no Bairro do Passarinho, na Zona Norte do Recife. O menino estava brincando na rua onde morava quando tiros foram disparados. Ele, então, se assustou, correu e foi atropelado por um veículo envolvido no caso.

As informações sobre o crime ainda são incertas, visto que a Polícia Civil de Pernambuco iniciou recentemente as investigações do caso. O ponto em comum é que de fato houve disparos. Na comunidade, é dito que os tiros teriam sido efetuados de dentro do carro que atropelou Nicolas. Mas a mãe da criança, que não quis se identificar, conta outra versão.

"O vizinho disse a mim que tinham dois meliantes sentados no final da rua, mexendo no celular. Nisso subiu um carro, e os dois tentaram roubá-lo. O motorista se ligou e deu ré. Assim, eles dispararam dois tiros, meu filho se assustou e, quando correu, caiu. Então o carro passou a roda na cabeça dele, e meu filho ficou lá no chão", contou.

Logo antes de ser atropelado, Nicolas havia ajudado a mãe a carregar para casa as sacolas de compras do mercado. "Ele saiu correndo com a irmã. Assim que saiu, escutei os dois disparos. Quando corri, minha menina já vinha correndo melada de sangue, porque tinha pego nele, dizendo ‘Nicolas, mainha’. O couro cabeludo dele tinha sido arrancado e havia muito sangue", relatou.

O pequeno chegou a ser levado até o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, por um amigo da família, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo de Nicolas foi liberado do Instituto Médico Legal (IML) por volta das 13h desta quinta-feira (20), que apontou como causa da morte "traumatismo craneoencefálico".

O laudo eliminou a possibilidade de que ele também teria sido baleado - versão que inicialmente chegou a Edson Vaney, de 27 anos, o pai do menino. "Chegou um rapaz na moto, eu estava com uma amiga minha no carro, dizendo ‘seja forte, seu filho levou dois tiros’". Para Edson, Nicolas, seu primeiro filho foi um "presente". "É muito difícil, muita dor, desde ontem não consigo dormir, chorando direto", desabafou.

Apesar dos relatos de que houve disparos por arma de fogo, a Polícia registrou o caso como "ocorrência de Acidente de Trânsito com Vítima Fatal". A avó paterna de Nicolas, Edna Soares, pede pelo esclarecimento dos fatos. "Não sei se tem câmeras, mas peço para que procurem saber, que procurem a placa [do carro] para chegar até os criminosos que fizeram isso", disse.

Já a mãe, aos prantos, clamou para que não fosse mais uma "com o filho morto sem justiça nesse País". "Isso não é justo com uma mãe. Tem que pegar os envolvidos, porque ninguém prestou socorro ao meu filho, ele ficou sozinho na esquina, todas as crianças correram, as mães correram e deixaram ele sozinho sangrando na rua. Isso não existe", afirmou.

Violência no Recife

A coluna Ronda JC levantou que a capital pernambucana vive um cenário emblemático de violência. Ao longo de 2021, os números registraram oscilações e, durante meses, aumento. Recife fechou 2021 com 562 homicídios - um a mais do que em 2020. A disputa entre facções pelo domínio do tráfico de drogas e o envolvimento de parte das vítimas em atividades criminosas lideraram as motivações dos assassinatos.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS