Com o avanço da variante ômicron, já predominante em Pernambuco, não tem sido fácil fazer teste de covid-19 no Grande Recife. Em diferentes pontos, os relatos são de aglomeração e longa espera.
Nesta segunda-feira (24), foram registradas filas no ponto que funciona no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e no Geraldão, também na Zona Sul da cidade. No local, o repórter Emerson Pereira da TV Jornal ouviu reclamações sobre a demora de pessoas que esperavam, no sol do meio-dia, pelo atendimento. "Cheguei de 8h30 e nada. A pessoa chega aqui e sai pior", disse um homem à reportagem.
- Recife amplia vacinação de crianças contra covid-19
- Com alta demanda, Governo de Pernambuco inaugura dois novos centros de testagem de covid-19
- Para evitar a Covid-19, Procon-PE passa a atender com agendamento
- Recife abre vacinação contra covid-19 para crianças de 10 anos de idade
- Procon promete combater abuso no preço de testes de Covid em farmácias e laboratórios no Recife
O centro de testagem para detecção de covid-19 no Dona Lindu começou a funcionar nesta segunda-feira. O espaço foi implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e, segundo a gestão estadual, tem capacidade inicial para 500 exames por dia. O serviço funcionará de domingo a domingo, das 8h às 17h, por demanda espontânea.
Recife
A partir desta segunda-feira (24) o acesso aos exames em todos os pontos de coleta da Prefeitura do Recife será feito mediante agendamento. Com a mudança, os testes de antígeno ofertados no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, que antes eram realizados por demanda espontânea, agora passam a ser marcados via aplicativo Conecta Recife.
Esses centros funcionam de domingo a domingo, das 8h às 17h. Cada um desses locais ofertará 800 testes por dia e a marcação será disponibilizada diariamente a partir das 18h com as vagas para o dia seguinte. Nestes primeiros dias do ano, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife já realizou mais de 26.500 testes de antígeno. Qualquer pessoa pode se submeter ao exame rápido que detecta a doença ativa. O resultado fica pronto em cerca de 15 minutos. Na sexta-feira (21), começou a funcionar um centro de testagem montado no Sesc Santo Amaro, na área central da cidade. Já o segundo, entrou em operação na próxima segunda-feira (24), no Sesc de Casa Amarela, na Zona Norte do município. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Como nos demais locais, o acesso aos testes também será feito mediante agendamento pelo aplicativo Conecta Recife.
A Sesau ainda oferece exames gratuitos em oito unidades de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os pontos funcionam na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura. Para ter acesso ao serviço nestes locais, a população deve agendar o teste através do aplicativo Atende em Casa ou pelo site https://testecovid19.recife.pe.gov.br.
Olinda
Pessoas também aguardam em filas pela testagem no Centro de Referência Covid-19 de Olinda, unidade especial que opera dentro da estrutura da Policlínica João de Barros Barreto, no Carmo.
Há previsão para que no final deste mês outro ponto de testagem seja aberto pelo governo estadual no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda.
Paulista sem testes
Em Paulista, no Grande Recife, a prefeitura informou que o estoque de testes de covid-19 acabou e a gestão, agora, aguarda envio de novos exames pelo Governo do Estado.
"A Prefeitura da Cidade do Paulista, através da Secretaria de Saúde, informa que utilizou os 800 testes para covid-19 do estoque remanescente do município em uma força tarefa realizada neste último final de semana (dias 22 e 23). Agora, o município segue aguardando o envio de uma nova remessa de testes por parte do Governo do Estado, mas ainda não há previsão de quando isso acontecerá. Durante esta semana, deveremos ter uma estimativa", diz nota da prefeitura.
Também por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que está abastecida de teste rápido de antígeno para detecção da covid-19 e que tem realizado a dispensação normalmente para os municípios.
"Sobre Paulista, a SES recebeu uma nova solicitação e está realizando todos os trâmites logísticos para repasse do insumo. A SES-PE frisa-se que os gestores municipais podem fazer suas solicitações de acordo com a necessidade. Ressalta, também, a importância do planejamento da necessidade municipal para que haja tempo hábil entre as solicitações e a logística estadual para dispensação, evitando prejuízo à população", diz o comunicado.
O governo ainda destacou que os municípios precisam repassar ao Estado as informações do quantitativo de testes que já foram realizados e seus respectivos resultados, para que haja permanente monitoramento do uso e da situação epidemiológica da covid-19.