Se tem uma coisa que o recifense gosta é de dizer que sua terra é a primeira ou a maior em alguma coisa… mas a cidade até que dá motivo para tamanha megalomania. A começar pela capital ter o título de mais antiga do Brasil, completando 485 anos neste sábado, 12 de março, aniversário que divide com sua irmã mais velha, Olinda, que faz 487 anos.
Com esses quase cinco séculos de fundação, o que não faltam são histórias para contar. Assim, para celebrar a data, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação preparou uma homenagem multimídia que trará as mais curiosas e os principais pontos turísticos da veneza brasileira, expondo seu pioneirismo cultural no país.
- Concorra a quadro comemorativo ao aniversário de Recife e Olinda
- Que tipo de recifense e olindense é você? Descubra com este quiz!
Primeira Sinagoga Israelita das Américas
O que hoje é o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco, no bairro do Recife, centro da cidade, guarda a memória da primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel (Congregação Rochedo de Israel). Pesquisas apontam que o espaço funcionou em Pernambuco durante o período da dominação holandesa (1630 a 1657), ocupado por judeus refugiados que acharam na cidade brasileira a possibilidade de liberdade de culto religioso. Hoje, espaço é um museu aberto ao público, com escavações arqueológicas, inclusive apresentando o mikvê (banheira para rituais de purificação), além de exposições e documentos sobre os judeus no Estado.
Primeiro Observatório Astronômico das Américas
No telhado de sua residência, o Conde João Maurício de Nassau construiu, no século XVII, o que seria o Primeiro Observatório Astronômico da América do Sul. Ele foi instalado na esquina da Rua do Imperador Pedro II com a Rua Primeiro de Março, no bairro de Santo Antônio, centro da capital pernambucana, e utilizado pelo cientista e astrônomo alemão Jorge Marcgrave, que veio ao Brasil durante o governo holandês como um dos tantos intelectuais que foram convidados para descrever paisagens e animais, fazer mapas, conhecer o território e prospectar riquezas.
Primeira cervejaria das Américas
Outro especialista trazido por Nassau foi o mestre cervejeiro holandês Dirck Dicx, com o intuito de instalar a primeira fábrica de cerveja das Américas. A cervejaria, chamada de "La Fontaine", foi montada em outubro de 1640 na residência secundária do Conde, localizada no bairro das Graças, na Zona Norte da cidade. A produção e a distribuição da bebida, que levava cevada e açúcar, começou em abril de 1641 e terminou em 1654, com a retomada dos portugueses ao poder, que tinham mais interesse em popularizar o vinho.
Recife e Olinda: Cidades Irmãs
O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação apresenta, no dia do aniversário das duas cidades mais antigas de Pernambuco, o projeto "Recife e Olinda: Cidades Irmãs", uma série de vídeos para redes sociais que será publicada nos perfis da TV Jornal no Youtube, Facebook e Instagram (@tvjornalsbt).
Os vídeos também serão compartilhados pelas páginas da Rádio Jornal, JC e NE10 no Facebook, Instagram, Youtube e TikTok. Versões reduzidas das histórias serão divulgadas na TV Jornal Recife.
Compartilhe você também, divulgue Recife e Olinda. Participe dessa homenagem que preparamos com tanto carinho para essas duas cidades cheias de histórias e lugares incríveis.