CHUVAS

Previsão do tempo no Grande Recife: Apac alerta para mais chuva

As chuvas já deixaram duas pessoas mortas e deslizamentos em pelo menos uma dezena de barreiras

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 22/03/2022 às 15:45 | Atualizado em 22/03/2022 às 20:11
ZONA NORTE DO RECIFE Muro de escola municipal caiu, atingindo um carro e duas motos no bairro de Vasco da Gama. Não houve feridos - SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM

Atualizada às 18h24

As fortes chuvas que atingem Pernambuco e, principalmente, a Região Metropolitana do Recife desde a noite de segunda-feira (21) devem continuar até esta quarta-feira (23). E com relativa intensidade.

Por volta das 18h, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o aviso meteorológico para o Grande Recife e Zona da Mata Sul.

"As chuvas deverão ocorrer principalmente durante a noite de desta terça (22) e a madrugada de quarta-feira (23) de forma isolada com intensidade moderada nas regiões da Mata Sul e Metropolitana do Recife. O sistema meteorológico que está provocando as chuvas está diminuindo e por esse motivo, o aviso meteorológico também diminui a intensidade de estado de atenção para estado de observação", explicou a agência.

Na Escola Municipal Octávio de Meira Lins, no Recife, onde parte do muro desabou, as aulas aconteceram nesta terça-feira, apesar do incidente - SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM

As chuvas já deixaram duas pessoas mortas e deslizamentos em pelo menos uma dezena de barreiras. 

Madrugada de muitas chuvas no Recife e Região Metropolitana

“As chuvas vão continuar, hora intensas, hora tranquilas. E entrarão pela madrugada. Deve chover toda a noite e madrugada. E amanhã (quarta) também. A previsão para amanhã já é de chuvas moderadas, o que poderá ser potencializado no fim do dia. Mas também com momentos de maior intensidade e outros de menor”, explicou Maria Aparecida Fernandes, meteorologista da Apac.

A meteorologista explica que a situação de precipitações no Estado - em algumas regiões mais do que em outras, é importante destacar - está em alerta intermediário. Poderia ser pior, por exemplo.

“Nossos dois últimos alertas foram laranjas, ou seja, nível intermediário. Significa que são chuvas acima de 50 mm. O mais grave é o vermelho, com possibilidade de precipitações acima de 100 mm”, diz.

O alerta amarelo prevê chuvas acima de 30 mm. 

CONFIRA A PREVISÃO POR REGIÕES PARA ESTA QUARTA (23):

RMR - Chuva moderada e isolada
MATA SUL - Chuva moderada e isolada
MATA NORTE - Chuva moderada e isolada
AGRESTE - Chuva moderada e isolada
SERTÃO PAJEÚ, MOXOTÓ E CENTRAL - Chuvas Fracas a moderada de forma isolada
SERTÃO DE SÃO FRANCISCO - Chuvas Fracas de forma isolada

Fortes chuvas alagam ruas no Recife. Destaque para ruas do bairro dos Coelhos e no Pontilhão do metro, próximo da Comunidade do papelão. - Guga Matos/JC Imagem

ONDE MAIS CHOVEU NO GRANDE RECIFE

Segundo a Apac, o bairro de Vila da Fábrica, em Camaragibe, no Grande Recife, foi onde mais choveu nas últimas 24 horas. Foram 176,94 mm até as 17h.

A Rua dos Milagres, no bairro Capibaribe, em São Lourenço da Mata, foi a segunda localidade onde mais choveu. Nas últimas 24 horas, acumulou 145,60 mm de chuvas.

Pontos de alagamento travam trânsito nas principais vias do Recife

RECIFE

No Recife, o lugar que mais acumulou chuvas foi a estação experimental da UFRPE. Lá, foram registrados 145,17 mm de chuvas nas últimas 24 horas. O segundo lugar da capital onde mais choveu foi o Córrego do Jenipapo, na Zona Norte. Por lá, o acúmulo de água nas últimas 24 horas foi de 135,31 mm.

VEJA O RANKING DOS LUGARES DA RMR ONDE MAIS CHOVEU NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Vila da Fábrica (Camaragibe) - 176,94 mm

Rua dos Milagres (São Lourenço da Mata) - 145,60 mm

Estação Experimental UFRPE (Recife) - 145,17 mm

Córrego do Jenipapo (Recife) - 135,31 mm

Bairro dos Estados (Camaragibe) - 109,66 mm

Córrego do Jenipapo (Recife) - 135,31 mm

Morro da Conceição (Recife) - 131,26 mm

Bairro dos Estados (Camaragibe) - 130,36 mm

Alto do Mandu (Recife) - 125,62 mm

Fortes chuvas alagam ruas no Recife. Destaque para ruas do bairro dos Coelhos e no Pontilhão do metro, próximo da Comunidade do papelão. - Guga Matos/JC Imagem

CHUVAS NO RECIFE IMPRESSIONAM

A capital pernambucana bateu recorde de chuvas mais uma vez. Em apenas 12h - das 17h da segunda-feira (21/3) às 5h da terça (22/3) -, choveu quase metade do que era historicamente previsto para o mês de março.

Os dados são da Defesa Civil do Recife. Em alguns pontos da cidade foram registrados 118,22 mm, quando a expectativa para este mês era de 247,30 mm.

Durante a noite, chegaram a ocorrer chuvas acima de 50mm em apenas uma hora, cerca de 20% do previsto para o mês. Antes desta noite, o mês inteiro havia registrado 168,7 mm de chuvas.

Nesse mesmo período, a Defesa Civil recebeu 27 chamados da população, entre solicitações de colocação de lonas e pedidos de vistorias. Nenhum caso de feridos ou mortos foi registrado até agora.

Na Escola Municipal Octávio de Meira Lins, no Recife, onde parte do muro desabou, as aulas aconteceram nesta terça-feira, apesar do incidente - SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM

O impacto das águas foi grande também no trânsito. Pelo menos 21 semáforos apresentaram problemas. E até a publicação dessa matéria, apenas três das ocorrências tinham sido atendidas.

A grande maioria ainda estava em em atendimento. Ou seja, muitas retenções de trânsito deverão ser registradas pelos condutores que estão pela cidade, além das provocadas pelos alagamentos. Segundo a Prefeitura do Recife, um sinistro de trânsito com vítimas tinha sido registrado.

MARÉ ALTA NA VOLTA PARA CASA

Sob o aspecto da mobilidade, a preocupação é com a volta para casa porque a maré estará alta exatamente no fim desta terça-feira. A previsão é que chegue a 2,2 metros, passando a tarde e noite subindo.

As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia.

PRECIPITAÇÕES

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Camaragibe registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas, com 169mm. Já São Lourenço da Mata ficou em 146mm e o Recife registrou 123,34mm.

CAMARAGIBE

O município de Camaragibe, na Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife, foi o que mais sofreu com as chuvas das últimas 12h. Na cidade - que já registrou uma morte devido às fortes precipitações -, choveu ainda mais do que no Recife: 170,44 milímetros de chuvas, equivalente a 75% do esperado para todo mês de março.

Nessas 12h, foram registrados dez deslizamentos de barreira, dois desabamentos de muros, duas quedas de árvores e uma queda de ponte, além de pontos de alagamento em toda a cidade.

A Defesa Civil de Camaragibe funciona 24h e os munícipes podem entrar em contato por meios dos números 2129-9564, 9.9945-3015 e 153.

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Em Jaboatão dos Guararapes, também no Grande Recife, e uma das cidades que registra muitos problemas quando chove, a prefeitura garantiu que não houve incidentes. Pelo menos por enquanto.
Mas a ausência de problemas em Jaboatão pode ter sido porque a central telefônica da Defesa Civil do município está sem receber ligações. Segundo a prefeitura, devido a problemas técnicos da operadora OI, o número 08002812099 está fora do ar.

Por isso, outro número foi colocado à disposição da população para registrar ocorrências: 99195-6655.

GOVERNO DO ESTADO

Diante do acumulado de chuvas e da previsão de mais água, o governador Paulo Câmara fez um pronunciamento nas redes sociais pedindo à população que reside nas áreas de risco que se proteja e busque abrigo em locais seguros.

“Infelizmente, a previsão da Apac é de mais chuva forte nas próximas horas, e pedimos que a população, sobretudo quem mora nas áreas de risco, esteja atenta às orientações das prefeituras”, afirmou Paulo Câmara.

A Codecipe e o Corpo de Bombeiros estão atuando em parceria com as unidades da Defesa Civil dos municípios para minimizar os impactos e atender as pessoas desalojadas em Camaragibe e São Lourenço da Mata, duas cidades onde já foram registrados incidentes provocados pelas chuvas.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS