A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o VLT que fazia o percurso no Ramal Cajueiro Seco/Cabo teve funcionamento interrompido nesta sexta-feira (29). Com isso, a Linha Diesel do Metrô do Recife ficou completamente paralisada, já que só conta com dois VLTs, e o primeiro está parado desde o final de semana.
O VLT apresentou problemas técnicos por volta das 7h05 desta segunda, próximo à estação Pontezinha. A companhia informou que o trem chegou à estação Ponte dos Carvalhos, onde os passageiros foram evacuados, e que foi recolhido para manutenção. A Linha Diesel transporta cerca de 1.200 pessoas por dia.
A CBTU informou que, às 8h52, um VLT voltou a fazer o percurso do Ramal Cajueiro Seco/Cabo. Já o Ramal Curado/Cajueiro Seco continuava paralisado até a última atualização desta matéria.
Incêndio
A falha acontece seis dias após o outro VLT Cajueiro Seco/Cabo ter pegado fogo, deixando as nove estações do sistema fechadas. Em média, foram 1.150 passageiros prejudicados. Quando o fogo começou, dezenas de passageiros precisaram descer às pressas do trem, mas ninguém ficou ferido. Uma perícia deverá ser realizada para descobrir as causas do incêndio.
Imagens divulgadas em redes sociais, gravadas pelos passageiros, mostram o momento em que o trem pegou fogo e os usuários precisaram descer e andar sobre os trilhos. Eles seguiam de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, em direção ao Cabo de Santo Agostinho.
O caso aconteceu na altura de Ponte dos Carvalhos, já no Cabo. No vídeo, é possível ver que a cabine do maquinista foi tomada pelas chamas. Segundo os relatos dos passageiros, havia barulhos semelhantes a um vazamento de gás no VLT antes do incêndio começar.