A continuidade das fortes chuvas, principalmente na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata, fez com que a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aumentasse, nesta quarta-feira (25), o nível do aviso meteorológico de "laranja" para "vermelho".
"Devido os acumulados de chuva estarem muito altos, foi alterado o nível de risco das regiões", explica a Apac.
Mas o que isso significa? A Apac tem três níveis de avisos: estado de observação (amarelo), estado de atenção (laranja) e estado de alerta (vermelho).
No nível amarelo, as chuvas podem ultrapassar os 30 mm. No nível laranja, a precipitação pode ser maior que 50 mm e no vermelho, próximo ou acima de 100 mm.
Confira:
- Estado de Observação – Chuva prevista ou observada com intensidade moderada, com menor probabilidade de causar impactos.
- Estado de Atenção – Previsão de condição significativa dos fenômenos meteorológicos com risco moderado a alto e com potencial severo.
- Estado de Alerta - Previsão de condição extrema dos fenômenos meteorológicos com risco muito alto e intensidade excepcional.
Entre os transtornos já registrados no Grande Recife estão alagamentos e o deslizamento de barreiras. Em Olinda, o Corpo de Bombeiros procura possíveis vítimas.
Ver essa foto no Instagram
Previsão do tempo
A previsão do tempo da Apac indica que a chuva pode ir reduzindo ao longo do dia, porém, de forma contínua e persistente, o que já havia sido informado no aviso meteorológico anterior.
As áreas mais atingidas serão a Região Metropolitana do Recife, a Mata Norte, a Mata Sul.