TRAGÉDIA

CHUVAS EM PERNAMBUCO: auxílio à população prejudicada pela enxurrada será definido com as prefeituras

Secretário Estadual de Defesa Social, Humberto Freire, faz apelo à população que não retorne às áreas de risco

Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 31/05/2022 às 19:15 | Atualizado em 31/05/2022 às 21:27
CHUVA ESTRAGO GOIANA // MATA NORTE // CHUVAS // ALAGAMENTO // Imagens da cidade de Goiana na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Pessoas que perderam tudo quando tiveram suas casas invadidas pelas águas das chuvas no mês de maio de 2022. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O governo de Pernambuco vai definir junto às prefeituras dos municípios atingidos pelas chuvas como será o repasse dos R$ 100 milhões destinados pelo Estado à população. Durante rápida coletiva de imprensa nesta terça-feira (31), o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, adiantou que o auxílio poderá ser em dinheiro ou em doações. 

"O governador Paulo Câmara conversou hoje com os prefeitos e designou secretários para tratar direto com os gestores e fazer com que os recursos cheguem a quem precisa. A distribuição do auxílio está sendo avaliada com cada prefeitura. Poderá ser a distribuição de gêneros alimentícios, de colchões, de vestimentas ou de dinheiro. Vai depender da necessidade", observa.

BUSCAS

O secretário diz que com o encerramento das buscas em Jardim Monte Verde, em Jaboatão dos Guararapes, o trabalho vai continuar em outras áreas. "Vamos prosseguir com os esforços em Milagres, no Curado, e também em busca da última vítima em Camaragibe. Também temos equipes fazendo buscas de duas pessoas que teriam sido levadas por enxurradas. Para isto nós temos dois botes e mergulhadores especializados nos dois locais onde as pessoas desapareceram", diz Freire. 

O apelo da SDS é para que as pessoas não voltem aos locais de risco mesmo após o encerramento das buscas. "A gente precisa atender às recomendações da Defesa Civil e não reocupar esses locais que ainda têm risco. Isso porque as chuvas ainda prosseguem e os locais ainda estão bem comprometidos", reforça.

Pernambuco continua contando com o apoio das equipes do Corpo de Bombeiros de outros estados. São profissionais especializados na busca de pessoas desparecidas. O Estado conta com o apoio de Bombeiros da Bahia, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Com a contabilização de mais seis mortos, totalizando 106, Pernambuco tem a maior tragédia de chuvas que se tem registro. Supera, em número de vítimas, a enchente de julho de 1975 quando 104 vidas foram perdidas. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS