As chuvas que caem há duas semanas em Pernambuco, mesmo antes do início do inverno, já fazem as temperaturas diminuírem em algumas cidades.
No entanto, o que surpreendeu os moradores de diversas regiões do Estado nesta quarta-feira (8) foi uma neblina nas primeiras horas da manhã.
O fenômeno da neblina foi visto em cidades como o Recife, Paudalho, na Zona da Mata, e Caruaru, no Agreste. Na madrugada, os termômetros do Recife chegaram a marcar 21,5°C. Em Caruaru, 20°C. No município de Petrolina, a temperatura mínima nesta quarta (8) foi de 15,6°C.
O que causa da neblina?
A formação da neblina está relacionada com a presença de umidade no ar, aliada às baixas temperaturas. Trata-se da condensação da umidade presente no ar em forma de vapor.
"Quando começa a esfriar, o ar quente entra em contato com [o ar frio] da superfície e condensa, formando essa neblina", explica a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Aparecida Fernandes. Isso ocorre por causa de um fenômeno chamado inversão térmica.
"O normal é que a temperatura diminua com a altura. No entanto, a temperatura em contato com a superfície ficou mais fria do que a camada um pouco acima dela. Na inversão térmica, em vez de a superfície estar mais quente do que o ar acima, estava mais fria. Então começa a condensar e a condensação fica, não sobe para formar uma nuvem, fica como se fosse uma nuvem mais baixa (neblina)".
Veja imagens da neblina:
Inverno ainda não chegou
Apesar das chuvas, da neblina e das baixas temperaturas com relação ao que os pernambucanos estão acostumados no resto do ano, o inverno ainda não começou oficialmente.
No hemisfério Sul, a data de início da estação é 21 de junho.