A solenidade de Corpus Christi será celebrada na Igreja Madre de Deus, que fica no bairro do Recife, às 10h. Na área externa da igreja serão instalados telões e disponibilizadas cadeiras para melhor acolher os participantes da cerimônia. Porém, o tradicional tapete de Corpus Christi será estendido em algumas paróquias da Região Metropolitana do Recife.
Na paróquia de Jardim São Paulo, o tapete ficará montado o dia todo, até a missa da noite. O pároco é o padre João Carlos Magalhães. Na Torre, a paróquia do bairro manterá o tapete intacto até a missa das 18h, quando será pisado pela procissão do Santíssimo. O pároco é o padre Luciano Brito.
No bairro do Cordeiro, a paróquia de São Sebastião, que fica localizada na Avenida Caxangá, não haverá tapete, mas adoração ao Santíssimo durante todo o dia. O pároco é o padre Murilo Bentinho.
Em Abreu e Lima
No bairro de Caetés, no município de Abreu e Lima, a paróquia Dom Bosco também fará o tapete de Corpus Christi, com a missa começando a partir das 19h30.
Celebração da solenidade
Com previsão de chuva nos próximos dias, conforme divulgado pelo Instituto Climatempo, a Comissão Executiva do 18º Congresso Eucarístico Nacional, em diálogo com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, reorganizou a programação arquidiocesana da solenidade de Corpus Christi, simplificando seu formato para a esta quinta-feira (16): os horários foram alterados e a procissão fluvial que estava prevista foi cancelada.
A procissão com o Santíssimo Sacramento será apenas pelas ruas próximas. Após o término da solenidade, percorrerá a Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Praça do Diário e Avenida Dantas Barreto, até a Igreja Santo Antônio do Santíssimo Sacramento, para a benção final.
A solenidade no Recife Antigo, pela manhã, será presidida por dom Fernando e concelebrada por bispos e sacerdotes da Arquidiocese. À tarde e à noite, as paróquias celebrarão junto às suas comunidades paroquias.
Suspensão e Cancelamentos
Além da suspensão da procissão fluvial na programação do Recife Antigo, houve cancelamento das celebrações eucarísticas que seriam realizadas simultaneamente em seis igrejas no entorno dos rios, acolhendo o povo de Deus pertencente aos 14 vicariatos da AOR.
Outra supressão foi a ação Para Jesus passar – tapete de Corpus Christi que seria montado na Boulevard Rio Branco, com a participação das comunidades paroquiais, grupos, pastorais e movimentos ligados à Arquidiocese.