Surgindo no século 13, em Portugal, os tapetes coloridos são uma das principais lembranças do Corpus Christi. A tradição possivelmente iniciou em Açores, Portugal, sendo importada ao Brasil a partir da colonização portuguesa no País.
Pelos tapetes coloridos, passam as procissões com a hóstia consagrada. Geralmente, as imagens são feitas com sal, serragem, borra de café e outros materiais a critério da cultura local.
No Grande Recife, o dia conta com tapetes nas Paróquias de Jardim São Paulo, Torre e Dom Bosco, em Caetés, na cidade de Abreu e Lima.
Saiba onde ver os tapetes de Corpus Christi
Na paróquia de Jardim São Paulo, os fiés poderão ver o tapete montado o dia todo, até a missa da noite. O pároco é o padre João Carlos Magalhães. Na Torre, a paróquia do bairro manterá o tapete intacto até a missa das 18h, quando será pisado pela procissão do Santíssimo. O pároco é o padre Luciano Brito.
Em Abreu e Lima, terá tapete na Paróquia Dom Bosco, localizada no bairro de Caetés. A missa iniciará a partir das 19h30.
A solenidade de Corpus Christi será celebrada na Igreja Madre de Deus, que fica no bairro do Recife, acontece às 10h. Na área externa da igreja serão instalados telões e disponibilizadas cadeiras para melhor acolher os participantes da cerimônia.