As chuvas fortes que atingem Pernambuco desde o fim de maio trouxeram problemas para o abastecimento de água do Estado.
- Falta de água: desperdício de quase metade da produção da Compesa aumenta parcela dos pernambucanos sem abastecimento
- Está faltando água na sua rua? Consumidor já pode falar com a Compesa através do WhatsApp
- "Preta e com mau cheiro." Moradores de cidade do Agreste de Pernambuco denunciam estado da água que sai das torneiras
Por causa disso, uma manutenção emergencial precisará ser realizada por um período de 24 horas nesta terça-feira (21) na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Os serviços serão na Estação de Tratamento de Água - ETA Botafogo, responsável pelo abastecimento dos municípios de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima.
De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a paralisação da unidade operacional irá provocar a suspensão da distribuição de água em áreas das quatro cidades, exceto aquelas atendidas por poços [veja os locais no fim da matéria].
A interrupção do fornecimento de água será das 7h da terça-feira (21) até as 7h da quarta (22), quando a operação do Sistema Botafogo será retomada, após o fim das intervenções previstas na manutenção emergencial.
A volta do fornecimento de água será de forma gradual, pelas pelas áreas que ficarão sem água durante a execução dos serviços. A partir do retorno, o calendário das quatro cidades será postergado em um dia.
A Compesa disponibiliza o número 0800 081 0195 e o site www.compesa.com.br para acompanhar o abastecimento.
Efeitos das chuvas fortes
De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), serão feitos uma série de ajustes operacionais, alguns deles decorrentes dos efeitos das chuvas em Igarassu, onde fica a ETA Botafogo.
Ainda segundo a companhia, as chuvas também impactaram a qualidade de água bruta que alimenta o Sistema Botafogo, que vem apresentando o aumento da turbidez.
A Compesa informa que irá aproveitar o período da parada da ETA Botafogo para avançar em etapas da obra de modernização e ampliação da capacidade de tratamento dessa unidade, que está em andamento.
No total, estão sendo investidos R$ 5,6 milhões na obra da ETA Botafogo. As intervenções devem ser concluídas em agosto de 2022.
A diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, informa que a obra da ETA irá propiciar um incremento de 500 litros de água por segundo para o Sistema Botafogo, que será alimentado pela nova Adutora Arataca 2, cuja obra está em andamento.
A água a ser transportada pela Adutora Arataca 2 será captada no rio Arataca, em Goiana, com o intuito de garantir mais água para 750 mil moradores das quatro cidades atendidas pelo Sistema Botafogo.
A expectativa é que a nova adutora entre em operação também em agosto.
Confira as áreas que terão o abastecimento suspenso
- Olinda: Bairro Novo, Casa Caiada, Alto da Mina ( parte baixa), Ouro Preto, Rio Doce, Jardim Atlântico, Jardim Fragoso, Sapucaia e parte de Jardim Brasil.
-
Igarassu: Cruz de Rebouças.
-
Abreu e Lima: Planalto, Caetés III e Desterro.
-
Paulista: Vila Torres Galvão, área norte do Janga, Jaguarana, Antonio Maria, loteamento Nova Aurora, Alameda Paulista, Maranguape II, Jardim Paulista Alto e Jardim Paulista Baixo.