reservatórios

CHUVAS EM PERNAMBUCO: veja a situação das barragens do Estado

Apac informou que 11 barragens de Pernambuco atingiram a capacidade máxima de acumulação de água após as chuvas; confira

Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 04/07/2022 às 12:52 | Atualizado em 04/07/2022 às 17:35
Barragem do Prata sangrou após as fortes chuvas da região - TV JORNAL CARUARU

As chuvas do mês de junho - que fizeram vários municípios ultrapassarem a média histórica de precipitação - também contribuíram para o enchimento das barragens de Pernambuco.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que monitora a situação dos reservatórios, 11 barragens atingiram a capacidade máxima de acumulação de água.

As barragens que atingiram 100% da capacidade total foram: Bita, Botafogo, Duas Unas, Pirapama, Tapacurá, Utinga, Prata, Cursaí, Várzea do Una, Siriji e Tiúma.

As chuvas também contribuíram para ampliar o volume de outros reservatórios. O de Carpina está com 39,95% da capacidade. Goitá, com 57,63%; Serro Azul, com 64,0%, e Jucazinho, 19,20%.

Veja a lista de barragens e a atual situação delas, segundo a Compesa, até as 17h33 desta segunda-feira (4)

Rios

O rio Jacuípe, localizado na divisa entre Pernambuco e Alagoas, próximo a Água Preta e Barreiros, na Mata Sul pernambucana, está em situação de inundação com as chuvas que caem na região.

Localizado em Jacuípe (AL), o rio de mesmo nome faz parte da bacia do rio Una, portanto, pode impactar a situação dos rios que pertencem à mesma bacia hidrográfica, localizados em Pernambuco.

De acordo com monitoramento dos rios feito pela Apac, apesar de ter transbordado, a tendência do rio Jacuípe é de descida.

Os demais rios que cortam a Mata Sul de Pernambuco, como Una, Panelas e Pirangi, estão em situação normal, com tendência estável.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS