Pernambuco tem registrado chuvas acima da média neste inverno, e vem acumulando tragédias e mortes em decorrência das fortes precipitações. Para este final de semana, no entanto, não há expectativa de que novos temporais aconteçam, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac).
A Apac indicou que, nesta sexta-feira (8), deve haver chuva entre fraca e moderada (de 10 a 30 milímetros) na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e no Agreste, e fraca (de 2 a 10 mm) em todo o Sertão.
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: já são 132 mortes provocadas pelas chuvas desde o fim de maio
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: mais de 10 mil pessoas tiveram que sair de casa por causa das chuvas nos últimos dias
- Além da queda, o coice: pernambucanos vítimas das chuvas sofrem para receber auxílios prometidos pelas autoridades
Para este sábado (9), deve haver chuva de fraca a moderada no Grande Recife e na Zona da Mata, e fraca no restante do Estado.
Para os próximos dias, há apenas uma "tendência" - que pode ser alterada posteriormente -, já que a previsão do tempo de fato é feita apenas até 48h antes.
Sendo assim, no domingo (10), espera-se que não chova (menos de 2 mm) no Sertão, e que tenha chuva fraca nas outras regiões de Pernambuco.
Chuvas em Pernambuco
As chuvas fortes em Pernambuco nos últimos meses já provocaram a morte de 132 pessoas desde 25 de maio, a maioria delas em deslizamentos de barreira no Grande Recife.
Desde o início de julho, foram duas mortes confirmadas no interior do Estado, em Jaqueira (Mata Sul) e Iati (Agreste). Uma pessoa está desaparecida em Catende. As vítimas foram levadas pela correnteza.
Além disso, mais de 10 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.