URBANISMO

MPPE promove debate sobre os desafios da revitalização do Centro do Recife. Inscrições estão abertas

O evento é promovido pelo Núcleo de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do MPPE (NPPHAC) e com apoio da Escola Superior do MPPE (ESMP)

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 11/07/2022 às 14:34
O abandono do Centro do Recife é um processo que vem acontecendo há décadas - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoverá, nos dias 25 e 26 de julho, o Fórum Centro do Recife: Desafios e Soluções, para debater sobre a necessária revitalização da área histórica da capital pernambucana. O evento é promovido pelo Núcleo de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do MPPE (NPPHAC) e com apoio da Escola Superior do MPPE (ESMP).

Vão participar da reflexão sobre o processo de degradação do Centro arquitetos e urbanistas, pesquisadores, comunicadores, membros da sociedade civil e integrantes do poder público. A conferência de abertura será ministrada por Jorge Melguizo, gestor mundialmente conhecido pela retomada urbanística do centro urbano de Medellín, na Colômbia.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 23 de julho, através do link: https://bit.ly/3GHMPhg. O evento terá carga horária total de 11 horas presenciais, com emissão de certificado para aqueles que completarem 75% de presença.

O Fórum conta com 300 vagas abertas para integrantes do MPPE, de instituições públicas e privadas do Recife, movimentos sociais, estudantes, acadêmicos, urbanistas, arquitetos, historiadores, moradores, comerciantes, investidores, ativistas culturais, ambientalistas e demais interessados na temática.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Data: 25/07/22 – (Tarde)

14h – Abertura Solene

14h30 – Apresentação Cultural

14h50 – Conferência: Centro do Recife: Desafios e soluções

17h – Coquetel

Data: 26/07/22 – (Manhã)

8h30 – Painel: Desafios e perspectivas: o que fazer para devolver ao Centro do Recife a viabilidade social e econômica que o notabilizou no passado?

10h30 – Painel : A pauta ambiental e o desafio de tornar o Centro do Recife um espaço urbano novamente habitado

12h30 – Intervalo

Data: 26/07/22 – (Tarde)

14h – Painel: A salvaguarda do patrimônio urbanístico e histórico do Centro do Recife: como garantir a sua preservação em harmonia com as novas demandas da sociedade?

16h - Painel: O Centro do Recife enquanto foco de produção cultural, artística e turística.

18h – Leitura da Carta Compromisso

18h30 - Encerramento.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS