Na esperança de um dia ocuparem novamente seus imóveis, os moradores do Edifício Holiday, localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foram recebidos nesta quinta-feira (14) no plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE) na busca por uma solução técnica para o prédio, que está interditado desde 2019.
Considerado um ícone da engenharia pernambucana, o Edifício Holiday é motivo de orgulho para a categoria, que demonstra total interesse em ajudar a recuperá-lo. "Um prédio desse porte, construído nos anos de 1950, é de muito orgulho para nós engenheiros. Fizemos algumas apurações com empresas e com a participação da UPE, mostrando que o Holiday não vai cair, que é recuperável e que é apenas um prédio que não teve a manutenção adequada. E, agora, precisa dessa manutenção", explicou Mozart Bandeira, presidente do sindicato dos engenheiros no Estado de Pernambuco.
Já o vice-presidente do Crea-PE, Stênio Cuentro, garantiu que o órgão está à disposição para ajudar os moradores do Edifício Holiday. "Eles vão contar com o nosso apoio e da Escola de Engenharia da Politécnica, que emprestou seus serviços, de professores e alunos, além de outras entidades de engenharia do trabalho. Estamos a serviço da sociedade. E, nas comunidades de renda, parece que não existe uma assistência técnica para habitação de interesse social. Mas estamos aqui para cumprir o que manda a lei... E a lei diz que temos de defender o interesse da sociedade, dos profissionais e de quem mais precisar", declarou Stênio.
- Furtos se tornam rotina no Edifício Holiday, em Boa Viagem; confira imagens das ações
- Edifício Holiday. Deputado defende demolição e indenização para os proprietários
- Construções irregulares no Edifício Holiday, no Recife, são demolidas após decisão judicial
- Com isolamento do Holiday, protetores de animais do Recife temem pelo futuro dos gatos que vivem no edifício
Ainda de acordo com Cuentro, a situação dos moradores do Holiday é bastante delicada. "É de dar pena. Alguns deles estão morando na casa de amigos, pois não têm aluguel social. Essas tragédias que ocorreram recentemente, o governo do estado e as prefeituras prestaram assistência financeira para essas pessoas, enquanto que o pessoal do Holiday não teve nem isso. Uma desigualdade enorme. Ficamos preocupados porque esses moradores não têm recursos nem para se manter. Então, diante disso, vamos construir a melhor solução possível, encarar a luta e buscar resolver esse assunto", prometeu o vice-presidente do Crea-PE.
ESPERANÇA DE VOLTAR A OCUPAR O EDIFÍCIO HOLIDAY
A presidente da associação dos barraqueiros de coco do Recife e moradora do Holiday, Josi Miranda, deixou a reunião otimista de uma resolução. "O meu sentimento é o melhor possível. Deus não junta pessoas, junta propostas. A equipe do Crea-PE nos deu uma luz no fim do túnel. Muita ente já morreu naquele prédio e, até então, não tínhamos um norte. Mas saímos daqui com a esperança de que dias melhores virão", disse Josi Miranda.
Interdição do Holiday em 2019
O Edifício Holiday foi desocupado em março de 2019. Na época, a Justiça determinou a interdição do prédio por apresentar problemas na rede elétrica e na estrutura. Cerca de 3 mil pessoas moravam nos 476 apartamentos e tiveram de deixar seus imóveis.