A dois meses para realização do XVIII Congresso Eucarístico Nacional do Brasil, que acontecerá no Recife e em Olinda, o papa Francisco anunciou neste sábado (10) quem vai representá-lo. O evento, previsto para ocorrer entre 11 e 15 de novembro, deve reunir milhares de católicos de vários locais do Brasil. Estava inicialmente previsto para 2020, mas teve que ser adiado por causa da pandemia de covid-19.
Papa Francisco nomeou o bispo emérito de Leiria-Fátima (Portugal), o cardeal António Augusto dos Santos Marto, como seu enviado especial para o congresso. Dom António Marto virou cardeal em junho de 2018.
O tema do evento é "Pão em todas as mesas" e o lema "Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles" (At 2,46).
Religiosos, como bispos, padres e diáconos, e leigos católicos podem participar da programação, toda gratuita. Há um site criado especialmente para o congresso e que reúne todas as informações.
Membros do clero, além de participar das atividades abertas, poderão concelebrar nas missas de abertura e encerramento.
Dentro da programação do congresso está prevista a realização do Simpósio Teológico, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, está à frente da organização do congresso. A Arquidiocese de Olinda e Recife realiza o evento em parceria com o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).