A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) renovou, no final da tarde desta quarta-feira (24), um novo alerta com relação a previsão de chuvas na região da Mata Sul do Estado, que agora encontra-se em estado de observação.
"O sistema meteorológico perdeu força e se deslocou para Alagoas, reduzindo assim, as estimativas de chuvas em todas as regiões do Litoral pernambucano. Na Mata Sul, ainda há possibilidade de chuvas durante a madrugada e início da manhã (desta quinta-feira), porém de forma menos intensa", informou a agência.
Pela manhã, a Apac havia divulgado uma atualização com o balanço da situação dos volumes de chuvas e rios de Pernambuco.
O meteorologista da APAC, Roni Guedes, explicou que o monitoramento a partir do radar meteorológico mostrou uma intensificação das chuvas inicialmente na Região Metropolitana do Recife, por isso houve a renovação do aviso meteorológico subindo a categoria do alerta para laranja, que significa "condição significativa, de risco moderado a alto, previsão de fenômenos meteorológicos com potencial severo".
-
CHUVAS EM PERNAMBUCO: Muro desaba e arrasta parte da casa no Vasco da Gama, Zona Norte do Recife -
CHUVAS EM PERNAMBUCO: Acúmulo de água em bairros do Recife e Jaboatão ultrapassa 100mm; confira -
Prefeitura abre cinco abrigos para atender a população atingida pelas chuvas; veja endereços -
Raquel Lyra fala sobre situação das chuvas na Região Metropolitana; veja onde mais choveu
"Os acumulados até o momento ficaram em quase todos os municípios, entre 50 e 100mm, já no município de Jaboatão os valores já ultrapassaram 100mm. A previsão do tempo é que esse sistema comece a se deslocar para a Mata Sul, reduzindo esse quantitativo de chuvas na Região Metropolitana do Recife", disse.
As chuvas ainda devem ocorrer no Grande Recife ao longo desta quarta-feira, mas com bem menos intensidade, de fraca a moderada. Já as previsões para o Agreste do Estado, as chuvas devem ficar entre moderadas, principalmente no Agreste Meridional, e fraca em outras áreas.
Ver essa foto no Instagram
VOLUME DOS RIOS
Ainda de acordo com o último boletim publicado pela Apac, nas redes sociais, com relação aos rios o monitoramento está ocorrendo desde que as chuvas se intensificaram.
Segundo o gerente de Monitoramento de Recursos Hídricos, Kássio Kramer, na bacia do rio Una foram emitidos alertas para o rio Jacuípe, que permanece em estado de alerta, e para o rio Pirangi, que havia entrado em estado de alerta na terça-feira (23), mas já saiu.
"Na bacia do Rio Sirinhaém foi emitido um alerta para o rio Amaragi, na manhã da terça-feira, mas no mesmo dia o rio já saiu desse estado. E na manhã desta quarta-feira, o alerta foi emitido para o rio Capibaribe cuja a Estação de São Lourenço da Mata indica uma elevação do seu nível", explicou Kássio Kramer.