Reforma do Mercado Público de Nova Descoberta deve ser finalizada no fim de 2023

Obras fazem parte do programa Conviva, voltado para a reestruturação de pátios e mercados públicos do Recife. Projeto foi anunciado em dezembro de 2022, pela Prefeitura do Recife em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Carol Guerra
Publicado em 19/06/2023 às 12:57
Mercado de Nova Descoberta, fachada Foto: Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife


As obras de requalificação do Mercado de Nova Descoberta, localizado na Zona Norte do Recife, devem ser finalizadas até o fim de 2023. 

A reconstrução do espaço inclui a revisão de coberta, recuperação do piso interno, troca da iluminação interna, reforma do estacionamento, calçadas e construção de passarela elevada, além de reforma dos banheiros externos, construção de expositores, pintura geral do mercado e revisão dos acabamentos. 

Os serviços fazem parte do programa de reestruturação de pátios de feira e mercados públicos da capital, Conviva, criado em dezembro de 2022 pela Prefeitura do Recife em convênio com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

Atualmente, o equipamento possui 91 boxes, que vendem carnes, cereais, frutas e verduras, além de artigos de armarinho, atendendo toda a população residente do bairro, que é de 34.212 habitantes.


De acordo com a gestão municipal, além do Mercado de Nova Descoberta, estão previstas também a reestruturação do Mercado de Beberibe e a recuperação de toda estrutura do Mercado São José.

Além das obras nos mercados, a gestão municipal informou que também será realizada a reestruturação  Pátio de Feira de Cais de Santa Rita, nas feiras de Nova Descoberta e Feira Nova de Afogados, no pátio de Feira de Casa Amarela e de Roda de Fogo, além de intervenções no Mercado da Boa Vista. Ao todo, serão beneficiados cerca de mil permissionários. 

Na tarde do sábado (17), o prefeito do Recife João Campos (PSB) esteve no Mercado de Nova Descoberta, ao lado do diretor-presidente da Conviva Mercados e Feiras da Autarquia Municipal, Gabriel Leitão.

“A requalificação do mercado e da feira de Nova Descoberta está dentro do plano Conviva, que foi anunciado pelo prefeito no fim do ano passado. Essa é a primeira requalificação da história desse mercado, que é um grande centro do bairro. A população consome muito nos mercados públicos porque eles fazem parte da economia popular e têm um papel essencial na compra e venda de alimentos. A gente também não pode esquecer do papel cultural dos mercados na nossa cidade”, afirmou o Gabriel Leitão. 


TAGS
pernambuco MERCADOS Recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory